Notícias

Imagem

Debates e poesia: confira como foi o encontro das auditoras-fiscais

A DS Curitiba promoveu na tarde de sexta-feira (31), no Itália Grill, no Shopping Itália, o Encontro das Auditoras. O evento fez parte da programação do mês da mulher e levou as colegas para uma tarde com cultura e debate sobre os problemas enfrentados pelas mulheres. 

Com o espaço cheio, as auditoras puderam participar de recitação de poesias e conversar sobre o dia a dia. Uma confraternização que teve como objetivo aproximar as colegas e mostrar que elas vivenciam, na maioria das vezes, obstáculos em comum em suas vidas e carreiras. 

A jornalista Adriane Werner foi responsável por uma palestra sobre comunicação inclusiva. Evidentemente, um dos pontos de destaque, foi o machismo. Segundo ela, esta é uma das formas mais estruturais de preconceito na sociedade. “Há quem diga que o feminismo é o contrário de machismo, mas não é. Machismo é a pregação da supremacia masculina, enquanto o feminismo é a busca pela equidade de gênero, pela igualdade de oportunidades”, destacou. 

Ainda de acordo com Werner, o machismo vem sempre acompanhado de outros preconceitos, que ela chamou de “sobrepostos”, como o racismo e o etarismo. “Isso faz com que tenhamos um longo caminho a percorrer em busca da equidade de gênero”, completou. A jornalista ainda citou exemplos concretos de machismo a partir de sua trajetória profissional e analisou outros temas como mansplaining, manterrupting e manspreading. As expressões, significam, respectivamente, quando homens tentam explicar assuntos das mulheres para as mulheres, quando interrompem falas ou ainda quando tomam conta de um espaço físico. 

Já a auditora-fiscal Sara Regina Silvestre Albuquerque assumiu a tarefa de recitar poesias que embalaram a tarde cultural, sempre com a temática voltada para as mulheres. “É muito bom reencontrar (as colegas), ainda mais eu que estou aposentada. É muito importante essa união. Me senti muito honrada com o convite da DS de Curitiba e achei que o evento foi maravilhoso, como geralmente são todos os eventos da Delegacia Sindical de Curitiba”, destacou.

Para a secretária de comunicação da DS Curitiba, Betina Krieger, o evento cumpriu seu papel e foi um sucesso. “Nossa agenda de eventos tem esse objetivo: aproximar colegas e mostrar nossos pontos de convergência, ao mesmo tempo em que aprendemos a conviver com as diferenças. Sempre temos mais em comum do que podemos imaginar. O Encontro das Auditoras cumpriu esse papel e ainda por cima trouxe muita cultura em um ambiente saudável”, destacou. 

A diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões da DS Curitiba, Dejanira Freitas Braga, destacou a importância do evento e recordou de passagens pelos ambientes sindicais onde enfrentou o preconceito. ”Perguntam como eu enfrento estas coisas. Precisamos ter coragem e sorrir”, enfatizou.

Ao longo da tarde as colegas auditoras também puderam aproveitar um café da tarde oferecido pela DS Curitiba, além de receberem uma lembrança, com um aromatizador de ambientes, frases impressas que falam sobre a importância da mulher e um marca página personalizado.

Acompanhe o site e as mídias sociais da DS Curitiba para estar sempre por dentro da agenda de eventos e não perder nada.

 

Fonte: DS Curitiba

Categorias:

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.