
Palestras sobre assédio institucional para a desconstrução do estado e assédio moral como prática de poder fecham os painéis do 1º dia do seminário
Os debates do primeiro dia do seminário “Assédio Institucional e Moral e Gerencialismo no Serviço Público – A Receita Federal no Contexto da Desconstrução das Instituições de Estado” contarão com mais dois painéis comandados por especialistas renomados. O objetivo é aprofundar o entendimento sobre a caracterização de tipos de assédios relacionados ao trabalho.
O segundo painel do evento abordará o tema “Assédio Institucional: Autoritarismo e Desconstrução do Estado”, tendo como palestrantes o professor e pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) José Celso Pereira Cardoso Junior e o professor de Direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná) José Antonio Peres. A condução dos debates será da auditora-fiscal da Receita Federal do Brasil, Nory Celeste de Sais Ferreira.
O assédio institucional é um fenômeno relativamente recente no serviço público brasileiro, mas com consequências prejudiciais ao funcionamento das organizações estatais e ao desempenho profissional dos servidores. Ocorre quando a própria gestão da instituição incentiva ou tolera atos de assédio.
Já o painel que fecha as atividades do primeiro dia do seminário traz o título “Assédio Moral como Prática Gerencial e de Poder”. Os palestrantes serão o professor da Unicamp (Universidade de Campinas) José Roberto Montes, o deputado estadual Tadeu Veneri e a advogada trabalhista Thaís Helena Rossa. A mediação dos debates será do auditor-fiscal Francisco Cesar de Oliveira Santos.
O assédio moral, segundo a cartilha “Pare e Repare – Por um ambiente de trabalho mais positivo”, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. Tal conduta traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.
O seminário sobre assédio institucional e moral será realizado pela Delegacia Sindical de Curitiba do Sindifisco Nacional, em parceria com a DEN (Direção Executiva Nacional) e acontece nos dias 22 e 23 de setembro, no Auditório da FAE Business School. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio do e-mail comunicacao@sindifiscocuritiba.org.br ou whatsapp (41) 98854-8640 até sexta-feira (16). É necessário informar nome completo e CPF.
:: Serviço
Seminário “Assédio Institucional e Moral e Gerencialismo no Serviço Público – A Receita Federal no Contexto da Desconstrução das Instituições de Estado”.
Quando? 22 e 23 de setembro de 2022
Onde? Auditório da FAE Business School
Av. Visconde de Guarapuava, 3263, Centro – Curitiba-PR
:: Inscrições
Por e-mail: comunicacao@sindifiscocuritiba.org.br ou
Whatsapp: (41) 98854-8640
Informar nome completo e CPF
Prazo de inscrição: até 16/09
Fonte: Sindifisco DS Curitiba
Comente esta notícia