Notícias

Imagem

Palestras sobre assédio institucional para a desconstrução do estado e assédio moral como prática de poder fecham os painéis do 1º dia do seminário

Os debates do primeiro dia do seminário “Assédio Institucional e Moral e Gerencialismo no Serviço Público – A Receita Federal no Contexto da Desconstrução das Instituições de Estado” contarão com mais dois painéis comandados por especialistas renomados. O objetivo é aprofundar o entendimento sobre a caracterização de tipos de assédios relacionados ao trabalho.
 
O segundo painel do evento abordará o tema “Assédio Institucional: Autoritarismo e Desconstrução do Estado”, tendo como palestrantes o professor e pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) José Celso Pereira Cardoso Junior e o professor de Direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná) José Antonio Peres. A condução dos debates será da  auditora-fiscal da Receita Federal do Brasil, Nory Celeste de Sais Ferreira. 
 
O assédio institucional é um fenômeno relativamente recente no serviço público brasileiro, mas com consequências prejudiciais ao funcionamento das organizações estatais e ao desempenho profissional dos servidores. Ocorre quando a própria gestão da instituição incentiva ou tolera atos de assédio.
 
Já o painel que fecha as atividades do primeiro dia do seminário traz o título “Assédio Moral como Prática Gerencial e de Poder”. Os palestrantes serão o professor da Unicamp (Universidade de Campinas) José Roberto Montes, o deputado estadual Tadeu Veneri e a advogada trabalhista Thaís Helena Rossa. A mediação dos debates será do auditor-fiscal Francisco Cesar de Oliveira Santos.
 
O assédio moral, segundo a cartilha “Pare e Repare – Por um ambiente de trabalho mais positivo”, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. Tal conduta traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.
 
O seminário sobre assédio institucional e moral será realizado pela Delegacia Sindical de Curitiba do Sindifisco Nacional, em parceria com a DEN (Direção Executiva Nacional) e acontece nos dias 22 e 23 de setembro, no Auditório da FAE Business School. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio do e-mail comunicacao@sindifiscocuritiba.org.br ou whatsapp (41) 98854-8640 até sexta-feira (16). É necessário informar nome completo e CPF.
 
 :: Serviço
Seminário “Assédio Institucional e Moral e Gerencialismo no Serviço Público – A Receita Federal no Contexto da Desconstrução das Instituições de Estado”.
Quando? 22 e 23 de setembro de 2022
Onde? Auditório da FAE Business School
Av. Visconde de Guarapuava, 3263, Centro – Curitiba-PR
 
:: Inscrições
Por e-mail: comunicacao@sindifiscocuritiba.org.br ou
Whatsapp: (41) 98854-8640
Informar nome completo e CPF
Prazo de inscrição: até 16/09

Fonte: Sindifisco DS Curitiba

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.