Notícias

Imagem

Ampliar isenção de impostos de líderes religiosos é ação ilegal e eleitoreira

Foto: Agência Brasil

“Aos amigos os favores, aos inimigos a lei”. A frase do filósofo italiano Nicolau Maquiavel encontra amparo em recente ato do secretário especial da Receita Federal do Brasil, Julio Cesar Vieira Gomes, que ampliou a isenção de contribuição previdenciária sobre a remuneração de líderes religiosos a partir de sua interpretação da legislação, o que é no mínimo questionável.

Como é de conhecimento público, Gomes é próximo do senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ) e sua nomeação na Receita teve forte influência do filho mais velho do presidente. A normativa assinada pelo chefe do Fisco que beneficia pastores foi assinada em 1º de agosto, poucas semanas antes do início da campanha eleitoral e no momento em que Jair Bolsonaro (PL) tenta concretizar o apoio da base evangélica à sua reeleição. O presidente inclusive citou publicamente a medida do secretário da Receita.

Efetivamente, o ato expande a isenção de ordenados dos pastores e lideranças religiosas, conhecidos como “prebenda”, e encerra as fiscalizações em andamento. A lei, de fato, libera o recolhimento de contribuição previdenciária dessas remunerações, desde que comprovada relação com a atividade religiosa e não esteja sujeita à natureza ou quantidade de trabalho.

Contudo, o Fisco descobriu nos últimos anos que algumas instituições religiosas utilizavam a prebenda para esquivar-se da fiscalização a fim de distribuir parte dos lucros obtidos com as doações dos fiéis aos pastores e lideranças dos maiores templos ou locais que registrarem grandes volumes de arrecadações de dízimos.   

A Receita Federal agiu e aplicou multas milionárias, também exigiu o pagamento da quota previdenciária de 20% sobre as importâncias pagas às lideranças religiosas. Os auditores-fiscais tiveram o entendimento de que a isenção prevista em lei não se aplicava às remunerações variáveis. A partir daí, o tema virou prioridade da atuação da bancada evangélica no Congresso Nacional. Porém, o secretário especial da Receita Federal resolveu a controvérsia em apenas uma canetada.

A lista pública de inscritos na Dívida Ativa da União aponta que as instituições religiosas detêm um débito de R$ 1,02 bilhão, sendo R$ 951 milhões relativos à Previdência.

O Sindifisco Nacional foi consultado sobre o tema em reportagem do jornal Folha de São Paulo e avaliou que o ato do secretário Gomes “extrapola a competência da Receita Federal para atos normativos”.  O presidente do Sindifisco, Isac Falcão, afirmou que a norma foi publicada sem discussão com a sociedade e sem respeitar a competência do Congresso Nacional, poder responsável pela aprovação das leis.

Falcão ainda revelou que o Sindifisco estuda questionar na Justiça o ato do secretário especial da Receita.

Ao ultrapassar suas atribuições para beneficiar grandes líderes religiosos, sobretudo em momento eleitoral, o secretário Gomes faz um expressivo aceno à uma importante base de apoio do governo Bolsonaro. Alheia à discussão, a classe trabalhadora brasileira tão fortemente taxada, sobretudo os que recebem as menores remunerações, seguirá pagando a conta. Afinal, trabalhador não é pastor, tampouco tem poder de influência sobre o rebanho.

 

Fonte: Sindifisco DS Curitiba

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.