Notícias

Imagem

Os cuidados com a alimentação para quem treina e tem diabetes

Quem convive com o diabetes não só pode como deve praticar esportes. Os exercícios em geral auxiliam no controle da glicemia e do peso, previnem complicações da doença e oferecem também benefícios cardiovasculares.
 
Quando alguém realiza atividade física com regularidade, o organismo passa a aproveitar melhor a glicose pelos seus grupos musculares, driblando a resistência à insulina. Assim, a entrada do açúcar nas células é facilitada, o que é fundamental sobretudo para o manejo do diabetes tipo 2.
 
Por essas e outras, a prática de exercícios é considerada parte do tratamento do diabetes. E, para isso, deve ser associada a uma alimentação equilibrada e ao uso de medicamentos que mantêm a glicose sob controle, quando necessário.
 
A recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes é que adultos com a doença façam, pelo menos, 150 minutos de exercícios físicos semanalmente, privilegiando os aeróbicos, como corrida, caminhada, ciclismo e natação. Eles movimentam grandes músculos, favorecendo o aproveitamento da glicose, e ajudam a perder a gordura abdominal.
 
Para que os exercícios tragam efeitos positivos, é preciso ter acompanhamento médico individualizado, respeitar as características do tipo de diabetes, idade, condição geral e muscular, bem como definir a modalidade e fazer exames e avaliações de tempos em tempos. Também é fundamental verificar a glicemia antes do treino e contar com suporte profissional durante a atividade, ponderando duração, gasto energético e intensidade.
 
Quem tem diabetes deve tomar muito cuidado com exercícios mais intensos: eles podem gerar um aumento do estresse no corpo e elevar os níveis glicêmicos, sem contar que, após o treino, o consumo de glicose pelos músculos continua e pode induzir um quadro de hipoglicemia. É por isso que o acompanhamento com educador físico e nutricionista faz diferença.
 
No pré-treino, sugerimos ingerir algo de consistência leve para evitar desconfortos, líquido suficiente para manter a hidratação e uma quantidade adequada de carboidratos a fim de conservar a glicemia na medida e maximizar o estoque de glicogênio, nossa fonte interna de glicose.
 
De modo geral, é de extrema importância construir hábitos alimentares balanceados. Isso inclui moderação em carboidratos de alto índice glicêmico, aqueles que se transformam rapidamente em açúcar no organismo e podem ser estocados em forma de gordura depois. Entram no grupo massas, arroz branco, doces, biscoitos recheados etc.
 
O ideal é priorizar os carboidratos de médio e baixo índice glicêmico, aqueles que demoram mais tempo para o corpo processar. Exemplos: banana com aveia, batata doce, salada de frutas com granola. Hoje existem no mercado inclusive produtos como cocada e goiabada sem adição de açúcar e em porções individuais, com certificado da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad).
 
No pós-treino, precisamos otimizar a recuperação dos músculos, então o conselho é associar boas fontes de carboidrato com proteínas, vitaminas e minerais. Podem fazer parte do cardápio arroz integral, feijão, carnes magras, crepiocas recheadas com atum, omeletes com vegetais…
 
Um ponto crucial nessa história, que vale tanto para a alimentação mais saudável como para os exercícios, é a regularidade. E, sempre que possível, a avaliação, o monitoramento e a comunicação com os profissionais de saúde.

Fonte: Veja Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.