Notícias

Imagem

Vai começar a pedalar? Seis conselhos para andar por aí com segurança e conforto

Andar de bicicleta é uma atividade recomendada para todo mundo, mas que exige alguns cuidados na hora de começar. Veja como fazer dela uma aliada para a saúde física e mental
 
De 2010 para cá, os esportes outdoor, como pedalada e corrida, começaram a chamar mais a atenção dos praticantes de atividade física. Uma prova disso é o crescimento enorme no número de participantes de eventos esportivos amadores, como as corridas de rua, por exemplo.
 
Em relação à bicicleta, também foi nesta época que a mobilidade urbana e questões ligadas à sustentabilidade ganharam maior importância. Mas isso não foi suficiente para fazer a atividade ganhar força. Alan Szczepanski, educador físico, treinador de bike e organizador de corridas, acredita que isto se deve tanto ao custo dos equipamentos quanto à infraestrutura de ciclovias na época, restritas apenas à ligação entre alguns parques.
 
Agora, porém, durante a pandemia, a coisa parece ter mudado de figura. Segundo Alan, em um primeiro momento, a mídia associou o aumento no número de ciclistas ao fato de as pessoas não quererem usar o transporte coletivo. Mas, para ele, o real motivo é mais simples: as pessoas sentiram necessidade de se exercitar, de sair de casa, de ficar ao ar livre. Além disso, a estiagem que ocorreu no mesmo período ajudou bastante a popularizar o esporte, com dias secos e de temperatura amena.
 
E, se você está pensando em mudar um hábito e se juntar a este grupo, é bom saber que o pedal é recomendado para todas as pessoas, já que não causa impacto nas articulações. No caso de algum problema de saúde, entretanto, é importante contar com o acompanhamento de um profissional de treinamento para adequar a intensidade e duração do exercício.
 
Apesar de todos os benefícios para o coração, pulmões e pressão arterial, Alan diz que é na saúde mental que a bike faz toda a diferença.
 
– Por meio do ciclismo, as pessoas conhecem lugares bonitos, diferentes, conseguem se desafiar, ir mais longe, interagir com outras pessoas. Principalmente neste último ano, a bike tem sido uma grande aliada da saúde mental.
 
Para você começar o quanto antes a usufruir de todos os benefícios trazidos por esta atividade, Alan dá algumas dicas valiosas:
 
1. Comece com o melhor equipamento que puder comprar
 
Um bom equipamento traz segurança, conforto e ajuda quem está começando a gostar de pedalar. Um equipamento ruim é desconfortável, atrapalha o rendimento e pode desmotivar.
 
2. Pedale com amigos e participe de grupos
 
Pedalar com outras pessoas é mais seguro, e cria um compromisso com o horário e com a atividade que ajuda todos a ficarem mais motivados.
 
3. Cuidado com a segurança
 
Evite pedalar em locais perigosos, sozinho ou em horários ruins para evitar roubos.
 
4. Busque ajuda profissional
 
Um profissional poderá ajudá-lo a escolher qual tamanho e modelo de bicicleta comprar, e, principalmente, como regular seu equipamento.
 
5. Regule corretamente sua bicicleta
 
Um equipamento desregulado provoca dores, pode machucar e frustrar quem está começando. Regular corretamente a bicicleta previne lesões nos joelhos, quadril, cotovelos, punhos e pescoço, por exemplo.
 
6. Conheça as regras e saiba como se portar
 
É importante conhecer alguns pontos básicos antes de começar, como trocar de marcha, em que regiões é melhor pedalar, como se portar… Andar no sentido correto da via, por exemplo, pode evitar um acidente grave.
 

Fonte: Globo Esporte

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.