Notícias

Imagem

Silenciosa e passível de complicação: é preciso falar sempre sobre diabetes

No dia 14 de novembro foi celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada pela IDF (International Diabetes Federation) em parceria com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doença e seu controle para evitar complicações.
 
Será que todos têm consciência da importância do controle do diabetes para a manutenção da qualidade de vida?
 
É fundamental ressaltar que seu mau controle guarda estreita relação com complicações cardiovasculares, renais, cegueira, amputações e até mesmo aumento da mortalidade. No momento atual de pandemia, o descontrole dos níveis de glicemia claramente aumenta o risco de complicações para quem contrai o coronavírus.
 
Talvez faltem campanhas que esclareçam estes fatos visto que o número de diabéticos no mundo mais que triplicou nos últimos 20 anos. Passamos de 150 milhões de pessoas no ano 2000 para inaceitáveis 463 milhões em 2019 (mesmo considerando o aumento de 25% da população mundial nesse período). Isto quer dizer que uma em cada 15 pessoas sofre desta doença.
 
A IDF prevê para 2040 que 640 milhões de pessoas serão portadoras de diabetes.
 
No nosso país, mais de 13 milhões de pessoas convivem com esse diagnóstico, e ainda assim, a desinformação sobre essa doença é grande. Acredita-se que apenas 20% dos pacientes têm controle adequado dos níveis de açúcar no sangue, o que fatalmente implicará em complicações futuras.
 
Isso talvez por tratar-se de uma doença silenciosa, pois o aumento dos níveis de glicose no sangue nem sempre gera sintomas.
 
Responsável por perda de produtividade e incapacidade, a doença impõe grande carga econômica aos sistemas de saúde do Brasil e do mundo.
 
Em 2019, o diabetes foi responsável por 11% do gasto total com saúde no mundo, o que representou aproximadamente US$ 760 bilhões.
 
Mesmo assim, a doença está entre as 10 principais causas de mortalidade e quase metade desses óbitos em pessoas com menos de 60 anos. Calcula-se que 11,3% das mortes no mundo acontecem devido ao diabetes, o que faz dela a responsável por 4,5 milhões de óbitos em 2019. Ou seja, 1 pessoa a cada 8 segundos.
 
Por que ocorre esse aumento?
 
Óbvio está que não tratamos aqui do diabetes tipo 1 (chamado insulino dependente), visto que esta é uma doença imunológica e representa menos de 10% dos diabéticos. Assim, não guarda relação com hábitos e estilo de vida.
 
Também nesse dados acima, está excluído o tipo gestacional, que é caracterizado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez, embora este também, segundo o Ministério da Saúde, nas últimas duas décadas tenha aumentado sua incidência, pois também guarda relação com a obesidade ou ganho de peso excessivo (a hipertensão e a idade materna mais avançada são outros dos fatores de risco para esta doença).
 
Tratamos aqui do chamado diabetes insulino independente ou tipo 2, que ocorre quando o corpo não produz insulina ou cria resistência a ela. Esse tipo corresponde aproximadamente a 90% de todos os casos de diabetes.
 
Uma série de fatores são responsáveis pelo aumento da incidência da desse tipo de diabetes no mundo. O aumento da longevidade, o estilo de vida mais urbano com aumento de ingestão de alimentos processados e o sedentarismo estão entre os principais fatores. A consequência desse estilo é via de regra o ganho de peso e este, sim, tem uma relação estreita e quase que direta com o diabetes tipo 2.
 
Lógico que uma vida saudável e longeva não se conquista com atitudes isoladas. Ela é a somatória do estilo de vida que engloba a forma como as pessoas vivem, as escolhas que fazem, suas tendências genéticas, seu desenvolvimento emocional e suas relações sociais e práticas sociáveis.
 
O objetivo aqui é propor reflexões sobre escolhas de vida mais conscientes. Ignorar doenças ou seu controle não é sinônimo de força.
 
Algumas empresas já perceberam isso e realizam possibilidades de melhorias na qualidade de vida de seus funcionários.
 
Assim como diz o professor Robert Karch (Universidade Maryland): "Nem todas as empresas precisam investir na qualidade de vida e promoção de saúde. Só aquelas que querem sobreviver e ser competitivas no século 21".
 

Fonte: UOL

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.