Notícias

Imagem

A saciedade como uma resposta para os desafios atuais

Todos estamos vivendo tempos de mudanças e desafios. Estamos mais em casa, com mais preocupações e diante de mais estresse. O resultado é que isso geralmente nos deixa com mais fome. Ora, a fome é uma resposta fisiológica às situações de estresse.
 
O apetite que sentimos nessas circunstâncias nos leva a procurar alimentos que, além de saborosos, nos despertam sensações de aconchego e alegria. São itens e refeições que trazem aquela sensação de recompensa e conforto. Infelizmente, na maioria das vezes, são ricos em calorias, açúcar, gordura e sal.
 
O resultado da combinação de estresse, incerteza, sedentarismo e aumento da fome e da ingestão calórica — tudo isso associado ao maior confinamento pela pandemia — já vem sendo notado em diversos grupos, faixas etárias e regiões. Ele se traduz no ganho de peso corporal e no acúmulo de gordura na região da cintura, bem onde ela é mais perigosa para a saúde.
 
O que podemos fazer? Como sempre, diante de grandes desafios, precisamos buscar soluções eficazes e sustentáveis. Segundo as evidências científicas, a saída para a fome e o consumo exagerado está na busca por aquilo que amplia nossa saciedade. A sensação de saciedade ou plenitude gástrica nos resguarda contra a compulsão alimentar, a situação que nos leva a ingerir elevadas quantidades de calorias e traz aquelas consequências desastrosas.
 
Em cima dos estudos a respeito, vou descrever aqui seis sugestões práticas de como podemos promover a saciedade na rotina:
 
  1. Procure fazer cerca de seis refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários. Isso não é uma regra absoluta, mas ajuda a balizar um consumo equilibrado.
  2. Coma uma fonte de proteína em todas as refeições. As proteínas promovem saciedade e são matéria-prima para uma série de neurotransmissores importantes, inclusive aqueles que regem nossa satisfação. O nutriente está em ovos, leite e derivados, carnes magras, leguminosas e produtos proteicos.
  3. Aposte em alimentos ricos em fibras. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos ingerir pelo menos 25 gramas diariamente. As fibras estão em frutas, verduras, sementes e cereais integrais e hoje são encontradas também em suplementos e bebidas enriquecidas com essas substâncias.
  4. Beba bastante água. Às vezes nosso cérebro confunde as sensações de fome e sede. Ter uma garrafinha por perto garante hidratação e saciedade. Chás sem açúcar são uma ótima alternativa também.
  5. Faça exercícios diariamente. A atividade física não só auxilia no controle do peso e na redução da gordura corporal, como ajuda a equilibrar o apetite. Depois de um bom treino, é mais improvável que alguém assalte a geladeira.
  6. Busque controlar o estresse e melhorar a qualidade do seu sono. Está documentado que tensão em excesso e noites maldormidas propiciam mais fome no dia a dia. Meditação, ioga, técnicas de relaxamento e orações promovem a saúde mental e diminuem a ocorrência do comer compulsivo.
* Dr. Nataniel Viuniski é médico nutrólogo, especialista em obesidade e membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition
 

Fonte: Veja Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.