Notícias

Imagem

Sindicatos e Comissão de Aprovados reivindicam apoio das autoridades da 9ª Região para a convocação dos excedentes

Representantes da Delegacia Sindical de Curitiba do Sindifisco Nacional, do Sindireceita e da Comissão de Aprovados no Concurso da Receita Federal do Brasil (RFB) de 2023 se reuniram com autoridades da Superintendência da 9ª Região da RFB nesta quinta-feira (16), em Curitiba. 

O encontro contou com a presença do adjunto da Superintendência, Márcio Luiz Zamian, e do ajunto substituto, Marcus Vinícius Pereira Lacerta. O superintendente titular da 9ª Região, Fábio Eduardo Boschi, tinha compromissos em Brasília-DF e não pôde participar. 

O objetivo da reunião foi requisitar o empenho das autoridades tributárias no sentido de sensibilizar o Governo Federal para a convocação, ainda neste ano, do conjunto dos aprovados no último concurso público. “Há carência de auditores-fiscais e analistas em todas as áreas. Mesmo se todos que passaram no concurso forem chamados, ainda haverá grande falta de efetivo na Receita Federal, dada a redução drástica no número de servidores da pasta nos últimos anos. A convocação imediata dos excedentes permitiria a realização de um único treinamento, algo mais dinâmico e eficiente do que formar várias turmas nos próximos períodos”, defende Paulo Diniz D’Ávila, secretário geral da DS Curitiba do Sindifisco.

Para a representante da Comissão dos Aprovados, Bárbara Gomiero, o encontro foi positivo. “Os dois adjuntos foram bem receptivos ao nosso pleito e afirmaram que estão totalmente de acordo quanto à necessidade de chamar todos os aprovados. Disseram, ainda, que o superintendente nos daria total apoio, inclusive para apresentar nosso material às demais autoridades que estiverem presentes na RAE (Reunião de Avaliação Estratégica), que está acontecendo nesta semana em Brasília e reúne todos os superintendentes regionais da RFB”.

De acordo com Ana Carolina Bernardini de Melo, também da Comissão dos Aprovados, ambos os adjuntos consideram como certa a nomeação de 25% dos aprovados. “Em relação aos demais, eles disseram que dependemos de apoio político e destacaram a importância do trabalho junto aos parlamentares para ampliar as convocações”, afirmou. A Comissão ainda foi representada na reunião por Diego Mendonça Domingues.

A recomposição do efetivo da RFB é uma pauta permanente de reivindicação do Sindifisco Nacional. Antes de 2023, havia 10 anos que a Receita Federal não realizava concurso público para reposição do seu quadro funcional. Isso significou uma redução na ordem de 40% da força de trabalho. Atualmente ainda existem 1.400 auditores e 800 analistas que estão em condições de aposentadoria.

O concurso de 2023 ofertou apenas 230 vagas de contratação imediata para o cargo de auditor e 469 de analista. Porém, restam ainda 198 aprovados no cargo de auditor e 320 de analista no cadastro de reserva. A convocação da totalidade desse quantitativo representaria uma reposição inferior a 5% do quadro de servidores da RFB.

 

 

Fonte: DS Curitiba

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.