Notícias

Imagem

DS Curitiba recebe a Comissão de Aprovados no concurso da RFB e reitera apoio à contratação dos excedentes

Diretores da Delegacia Sindical de Curitiba do Sindifisco Nacional recepcionaram nesta quinta-feira (11) a visita da representante da Comissão de Aprovados no Concurso da Receita Federal do Brasil (RFB) de 2023, Ana Carolina Bernardini de Melo, à sede local do Sindicato.

O encontro possibilitou que os diretores pudessem ouvir as demandas da organização dos aprovados e reiterar o apoio institucional à causa da convocação dos excedentes, além de buscar possíveis ações conjuntas. “A recepção foi excelente. A diretoria presente se mostrou muito prestativa em relação ao nosso pedido de convocação de 100% dos excedentes. As providências já começaram durante a reunião, em contatos com autoridades e sugestões de atividades, tanto aqui em Curitiba, como em Brasília”, afirmou Ana Carolina.

A Comissão reúne os candidatos aprovados para os cargos de auditor-fiscal e analista. “Nossa intenção, enquanto Comissão, é estabelecer parcerias com os sindicatos para dar visibilidade à causa, trocar experiências e obter sugestões de atuação, além de viabilizar contatos, através do Sindifisco, com autoridades que possam nos auxiliar”, completou.  

A recomposição do efetivo da RFB é uma pauta permanente de reivindicação do Sindifisco Nacional, tendo em vista a drástica redução do número de servidores do fisco nos últimos anos. Antes de 2023, havia 10 anos que a Receita Federal não realizava concurso público para recomposição do seu quadro funcional. Isso representou a redução de 40% na força de trabalho e atualmente ainda existem 1.400 auditores e 800 analistas que estão aptos a se aposentarem.

O concurso de 2023 ofertou apenas 230 vagas de contratação imediata para o cargo de auditor e 469 de analista. Porém, restam ainda 198 aprovados no cargo de auditor e 320 de analista no cadastro de reserva. A convocação da totalidade desse quantitativo representaria uma reposição inferior a 5% do quadro de servidores da RFB.

“Além da diminuição ferrenha do quadro funcional da Receita Federal nos últimos anos, que por si só mais que justificaria a contratação de 100% do cadastro de reserva do último concurso, as novidades implantadas no sistema tributário brasileiro, como o arcabouço fiscal e a reforma tributária, também reforçam a urgente necessidade de ampliar o efetivo do fisco”, expôs o vice-presidente da DS Curitiba, Mário Mendes de Barros.

A representante da Comissão ainda agradeceu pela receptividade da DS Curitiba. “Os diretores que me receberam demonstraram-se muitos sensíveis e preocupados com a nossa causa. É muito satisfatório para nós, futuros servidores da Receita Federal, notar que existe uma representação sindical na DS Curitiba tão diligente, prestativa e aberta para nos ajudar”, finalizou Ana Carolina.

 

 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.