Notícias

Imagem

Você sofre com a azia? Veja qual a melhor posição para dormir!

Para quem sofre com azia crônica ter uma boa noite de sono nem sempre é fácil. Alguns “truques” conhecidos para aliviar essa questão são: dormir com a cabeceira da cama mais elevada e evitar comer muito perto da hora de dormir. 
 
Entretanto, segundo uma pesquisa publicada no American Journal of Gastroenterology,dormir do lado esquerdo também pode ajudar. O estudo foi realizado com 57 pessoas que sofriam de azia crônica e que foram monitoradas durante o sono, passando aproximadamente a mesma quantidade de tempo dormindo do lado esquerdo, do lado direito e de costas (barriga para cima).
 
Segundo os resultados, as posições não fizeram diferença no número de vezes que os participantes experimentaram ácido estomacal recuando para o esôfago – fenômeno que causa a dor da azia –, mas o ácido clareou muito mais rápido quando os participantes estavam dormindo do lado esquerdo. 
 
Os pesquisadores explicaram que a menor exposição ao ácido pode reduzir a dor da azia e, consequentemente, diminuir os riscos de danos teciduais e de problemas mais graves relacionados à condição.
O que é azia?
A azia é um irritação no esôfago, o tubo que conecta a garganta ao estômago. Assim, os sintomas surgem quando os ácidos estomacais, responsáveis pela digestão dos alimentos, alcançam essa estrutura e provocam incômodo. 
 
Um dos principais sintomas da azia é a dor ou a queimação da “boca” do estômago, bem como a sensação de acidez ou o amargor na garganta. 
 
O problema pode aparecer quando comemos demais ou exageramos em alimentos ricos em gordura, cafeína, condimentos, álcool ou, ainda, utilizamos certos medicamentos. A azia também é frequente durante a gravidez e entre os indivíduos com obesidade.  
 
Dá para evitar a azia?
Algumas medidas simples podem ajudar a aliviar ou evitar o incômodo. Veja só:
  • Tenha uma dieta equilibrada, evitando excesso de gordura, café, chocolate, álcool, alho, tomate e refrigerantes;
  • O ideal é fazer refeições menores em quantidade e com uma frequência maior;
  • Procure não levantar muito peso ou fazer exercícios exaustivos logo depois de comer;
  • A recomendação é jantar de duas a três horas antes de se deitar, além de procurar dormir com a cabeceira da cama mais elevada;
  • Evite o cigarro. O tabagismo pode dificultar e retardar a desobstrução do ácido estomacal;
  • Evite roupas muito apertadas na barriga.

Fonte: DR Jairo Bouer

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.