Notícias

Imagem

Cacau: o que é, benefícios e como consumir

Apesar de o cacau e o chocolate serem comumente associados pela maioria das pessoas, o cacau é um fruto rico em nutrientes e vitaminas importantes para o funcionamento do organismo. No Brasil, o cacaueiro (Theobroma Cacao) está presente, em sua maioria, nos estados da Bahia e Pará.
 
Benefícios do Cacau
De acordo com o nutricionista Antônio Wanderson Lack de Matos, coordenador de nutrição do Hospital de Clínicas do Ingá (HCI), o cacau é rico em antioxidantes, além de poder funcionar como vasodilatador - excelente para a saúde do coração e para evitar doenças em geral.
 
"Com isso, ele auxilia bastante no controle da pressão e evita, também, o aparecimento de patologias ligadas ao coração", conta.
 
O especialista explica que a ação vasodilatadora da fruta faz com que ela ajude a controlar e tratar algumas doenças e condições, como a trombose e demência. "Ela também auxilia diminuindo a inflamação corporal na questão dos radicais livres, que são combatidos pelo alto nível de antioxidante".
 
Antônio ainda destaca que a semente do cacau é rica em ferro, o que serve de auxílio no combate à anemia.
 
No ramo da beleza, a fruta também é utilizada como base em composição de cosméticos para a pele e cabelo, já que sua alta concentração de vitaminas e minerais ajudam na hidratação corporal e na saúde dos fios.
 
Valores nutricionais
Conforme descrito na TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), os principais componentes presentes no cacau são:
 
Potássio (71,6 mg)
Magnésio (24,6 mg)
Vitamina C (13,6 gm)
Umidade (79,2 g)
 
Como consumir
É comum que o único contato de muitas pessoas com a fruta seja através do chocolate. Entretanto, o cacau pode ser consumido de diferentes formas, aproveitando os nutrientes de todas as suas partes, inclusive, as sementes.
 
A polpa do cacau, por exemplo, pode ser consumida pura ou misturada a algum item adoçante. Antônio Matos conta que as sementes do fruto podem ser levemente torradas e partidas, semelhante com o que é feito com a Castanha-do-Pará.
 
"As sementes podem ser torradas e transformadas em pós, adicionadas em vitaminas e sucos. Também é possível fazer uma farofa com a semente", diz o nutricionista.
 
Cacau em pó ou achocolatado?
Na hora de preparar receitas que pedem por aquele gostinho de chocolate, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual dos produtos a base dessa fruta utilizar.
 
"A diferença entre o cacau em pó e o achocolatado em pó é que, o primeiro, na maioria das vezes, é puro. Já o achocolatado tem diversos aditivos químicos, uma quantidade absurda de açúcar e estabilizantes - então, ele é bem mais prejudicial do que o cacau em pó puro", explica Antônio.
 
Ainda segundo o nutricionista, a diferença no sabor entre os dois alimentos acontece devido aos altos teores de açúcar acrescentados ao achocolatado - o que faz com que a quantidade de cacau diminua, e o produto tenha seus benefícios reduzidos.
 
Contraindicações
Não há contraindicações importantes para o consumo de cacau. O indicado é, apenas, que a fruta não seja consumida em excesso, a fim de que não ocorra possíveis alterações na pressão sanguínea.
 
"O ideal seria consumir, mais ou menos, uns 30 gramas de cacau em pó todos os dias", conta Antônio. O nutricionista explica que essa quantidade representa duas colheres de chá ou uma de sobremesa.
 
 

Fonte: Minha Vida

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.