Notícias

Imagem

Diabetes: Oito maneiras de controlar a vontade de comer doces

Será que pessoas com diabetes têm ainda mais vontade de comer doces? Segundo as endocrinologistas Ellen Simone Paiva e Lilian Kanda Morimitsu, a ciência não explica nada formalmente. Mas todos conhecemos a história do "proibido é mais gostoso", certo? "À medida que comer doces passa a ser proibido, isso passa a ter um poder de sedução muito maior", comenta Ellen Simone Paiva, que deixa claro que não há nenhuma explicação científica para o fato.
 
O endocrinologista Chady Satt Farah, alerta que o consumo excessivo de açúcar por pessoas com diabetes, em curto prazo, pode provocar um desequilíbrio da doença - como acontece com a cetoacidose diabética, uma disfunção metabólica grave causada pela deficiência relativa ou absoluta de insulina. Já em médio prazo, o abuso de doces causa alterações crônicas, como retinopatia (lesão não inflamatória da retina ocular), neuropatia (lesões nos nervos) ou nefropatia diabética (quando há redução da função dos rins causada por alterações nos vasos renais, que levam à perda de proteína na urina).
 
Por isso, é muito importante saber controlar a vontade de comer doces. Quer saber como? Confira a seguir.
 
Coma regularmente
Se comer de três em três horas já é importante para não portadores do diabetes, para pessoas com a doença, isso é fundamental. A endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva explica que os medicamentos usados no tratamento podem não controlar a glicemia de maneira satisfatória quando o paciente come irregularmente, levando a episódios de hiperglicemia e hipoglicemia.
 
"Ficar muito tempo sem se alimentar pode dar uma vontade exagerada de comer doces ou algum alimento que sacie a fome mais rapidamente", lembra a endocrinologista Lilian Kanda Morimitsu.
 
Masque um chiclete
Uma pesquisa realizada pela Pennington Biomedical Research Center e pela Louisiana State University, Estados Unidos, revelou que o ato de mascar chicletes sem adição de açúcar (sugar free) ajuda no controle do apetite por doces, reduzindo a ingestão calórica diária em até 40 calorias/dia e a ansiedade.
 
No entanto, a medida pode variar entre as pessoas. A endocrinologista Lilian Kanda Morimitsu lembra que o ato de mascar chicletes faz com que o organismo libere uma maior quantidade de ácido gástrico, o que aumenta a motilidade intestinal e pode levar a uma maior sensação de fome, ou seja, o efeito inverso do desejado.
 
Busque a distração
Muitas vezes, a vontade de consumir açúcares vem da ansiedade do paciente. Optar por atividades que proporcionem distração pode ajudar a relaxar e aliviar a necessidade de comer doces. "Desde ver televisão, dar uma simples volta no quarteirão ou conversar com alguém. A pessoa acaba desviando a atenção, que estava voltada aos doces, para outros afazeres, 'desligando-se' desse desejo", justifica a nutricionista Jacqueline Pina.
 
Pratique atividades físicas
Além de ser vital para a perda de peso e controle da glicemia, praticar uma atividade física que proporciona prazer é uma das armas contra a vontade de comer mais e mais doces. O princípio é o mesmo já apresentado: o da distração. Ao fazer uma atividade de seu agrado, você se esquece do anseio pelo açúcar e, de quebra, faz bem para seu corpo. Procure um profissional para auxiliá-lo.
 
Belisque uma fruta com canela
Que tal abocanhar uma fruta cozida com canela? A nutricionista Jacqueline Pina explica que a canela é uma especiaria termogênica, que leva ao aumento do metabolismo e "engana" o desejo por doces. A fruta parece ficar mais docinha, já que esse preparo deixa seu açúcar mais concentrado.

Fonte: Minha Vida

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.