Notícias

Imagem

Está sentindo cansaço? A razão pode estar no seu prato

Falta de concentração e disposição para atividades do dia a dia, dores de cabeça e pelo corpo, irritabilidade, alteração do sono e até mudança no apetite…. Todos esses são sinais de que você está cansado.
 
A maioria das pessoas associa esses sintomas a excesso de trabalho, cobranças e acúmulo de tarefas, queixas atualmente bastante comuns. Mas a qualidade da alimentação também tem a sua parcela de culpa.
 
Pular refeições, excluir grupos de alimentos ou praticar dietas de emagrecimento muito restritivas, por exemplo, fazem com que a ingestão de energia fique abaixo da quantidade que o seu corpo precisa. Você já viu um carro funcionar sem combustível? Pois bem, nosso corpo é igual.
 
A deficiência de “combustível” faz o corpo direcionar a pouca quantidade de energia que entra para processos vitais, como os batimentos do coração, em detrimento de outras funções orgânicas. Com isso, sentimos cair a produtividade, aumentar a indisposição e até a cabeça latejar.
 
Em longo prazo, esse processo pode resultar em desnutrição e favorecer a perda de músculos, a queda de cabelo e o aumento de infecções, como a gripe.
 
Quando quantidade não é o problema
Mas, se comer pouco não é o seu caso, e ainda assim você mal consegue levantar da cama todas as manhãs, é preciso avaliar a qualidade da sua alimentação.
 
A deficiência de muitas vitaminas e minerais tem como principais sintomas justamente a sensação de fadiga. Isso por que esses micronutrientes participam de muitos processos orgânicos, inclusive aqueles associados à produção de energia.
 
O ferro, presente em alimentos como carne bovina, feijões e vegetais verde-escuros, é um mineral que atua no transporte de oxigênio, que, por sua vez, é utilizado pelas nossas mitocôndrias para a produção de energia. Níveis sanguíneos das vitaminas D e B12 também devem ser avaliados em pacientes com queixa de cansaço.
 
O consumo de alimentação equilibrada, que inclua diferentes tipos de frutas, legumes e verduras, pode prevenir a deficiência da maioria das vitaminas e dos minerais, mas, caso a deficiência seja grave, o médico ou nutricionista poderá indicar a suplementação mais adequada para reverter o problema.
 
O objetivo é ter mais disposição? Então coma carboidratos!
Ele frequentemente é visto como vilão nas dietas de emagrecimento. Acontece que a exclusão de carboidrato pode aumentar a sensação de cansaço, sobretudo o mental, já que o nutriente é o preferido pelas células para produzir energia.
 
Sabe quando, no final daquele dia de muito trabalho, sentimos a necessidade de comer um docinho? É o cérebro sinalizando que está faltando energia – e ele quer repor isso da maneira mais rápida, ou seja, a partir de uma fonte de carboidrato. O problema está no tipo e na quantidade que consumimos.
 
Alimentos ricos em açúcar, como bolos confeitados, doces, itens industrializados e até aquele açúcar adicionado no cafezinho, aumentam rapidamente a quantidade de glicose disponível na corrente sanguínea, o que pode elevar o risco de diabetes.
 
Já o carboidrato presente em cereais integrais, raízes (como a mandioca) e tubérculos (a exemplo das batatas), garante a disposição sem aumentar o risco de doenças crônicas. Isso em quantidades equilibradas ao longo do dia, claro.
 
Que atire a primeira pedra quem nunca apostou na bebida para vencer o sono e o cansaço. É fato: a cafeína presente no café e em outros alimentos, como chá preto, chá mate, cacau e guaraná, é um potente estimulador do sistema nervoso central, com efeitos no sono, na cognição, na aprendizagem e na memória.
 
O ponto negativo é que nos adaptamos facilmente aos seus efeitos e precisamos de doses cada vez maiores para obter os mesmos resultados.
E o consumo de cafeína acima de 500 mg pode induzir efeitos adversos, como tensão, nervosismo, ansiedade, excitação, irritabilidade, náusea, palpitações e inquietação. Vale destacar que 1 xícara de 50 ml de café contém, em média, 80 mg de cafeína.
 
Fitoterápicos também têm sido associados à redução de cansaço. Um estudo recente publicado no periódico Nutrients evidenciou os efeitos benéficos da suplementação com extrato de ginseng vermelho coreano para redução de fadiga em mulheres pós-menopausa, concluindo que tais resultados estão associados, principalmente, ao papel antioxidante exercido pelo ginseng.
 
Cabe lembrar que existem muitas razões para a sensação de exaustão. Assim, apesar do papel importante da alimentação, alguns outros fatores também podem estar por trás desses sintomas.
 
Por isso, se você perceber que o cansaço não melhora após uma noite bem dormida, um final de semana de folga e uma boa rotina alimentar, converse com seu médico e busque uma avaliação de saúde mais detalhada.
 
*Dan Waitzberg é nutrólogo, professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor do grupo Ganep; Natalia Lopes é nutricionista do Nutritotal e pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP

Fonte: Veja Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.