Notícias

Imagem

Mude 1 hábito: saiba o que fazer para fortalecer sua estrutura óssea

Manter os ossos saudáveis é essencial para ter mais qualidade de vida
 
Muito se fala sobre fortalecer a musculatura, mas pouco sobre os ossos. É curioso que isto aconteça, já que eles possuem a função de sustentar nosso corpo e proteger os órgãos vitais, como acontece com o crânio, que protege o cérebro, e a caixa torácica, que protege o coração e os pulmões. Além disso, os ossos funcionam como depósito de minerais, como cálcio e fósforo, e abrigo da medula óssea vermelha, que é a nossa fábrica de sangue.
 
Viu só quanta importância têm os ossos? Para você entender como fortalecer os seus, é bom saber que doenças podem acontecer e, principalmente, como preveni-las.
 
Quais são as principais doenças dos ossos?
 
Segundo o médico reumatologista Francisco Gustavo Mendes Araújo, a principal doença óssea é a osteoporose. Ela se carateriza por um osso fragilizado, menos resistente, com maior risco de fraturas. Há também uma outra condição chamada osteopenia, uma fase anterior a osteoporose, em que os ossos já sofrem um processo inicial de descalcificação. Outras doenças dos ossos são bem menos comuns, como o raquitismo, doença de Paget e o próprio câncer ósseo.
 
Como identificar a osteoporose?
 
A melhor forma de identificar a osteopenia e a osteoporose é fazendo um exame de densitometria óssea, por meio do qual é possível avaliar a densidade do osso.
 
– A osteoporose é considerada uma doença silenciosa, ou seja, não causa sintomas até que a pessoa tenha uma fratura. Por isso, é importante analisar a densidade do osso para predizer qual é sua resistência a fraturas – explica o médico.
 
Com base nos resultados deste exame, inicia-se o processo de tomar medidas medicamentosas e não medicamentosas para o fortalecimento dos ossos.
 
A partir de que idade ela é mais comum?
 
A osteoporose é mais comum em mulheres, e ocorre no período pós-menopausa (por volta dos 60 a 65 anos de idade). Nesta fase, a mulher tem níveis menores dos hormônios que oferecem um fator de proteção contra a perda da massa óssea. Assim, acontece uma descalcificação acelerada dos ossos no corpo da mulher. Já nos homens, a osteoporose ocorre mais tardiamente, por volta dos 70 a 80 anos, devido ao próprio envelhecimento do sistema ósseo.
 
 
Atividade física para fortalecer os ossos
 
A principal maneira de fortalecer os ossos é praticando atividade física. O reumatologista explica que, até pouco tempo atrás, considerava-se que apenas os exercícios com impacto poderiam ser efetivos neste propósito. Porém, hoje em dia, é sabido que até atividades com baixo impacto, como natação e hidroginástica, podem trazer resultados, embora em menor escala. Desta forma, os melhores exercícios físicos para o fortalecimento ósseo ainda são a prática de academia (exercícios de força e resistência) e a corrida.
 
Não esqueça do banho de sol
 
Além do exercício físico, é possível fortalecer os ossos com o suprimento de uma demanda adequada de cálcio e vitamina D ao organismo.
 
– A vitamina D é adquirida quase que totalmente pela exposição à radiação UVB, sendo necessários de 15 a 20 minutos por dia de exposição solar em horários das 8 h às 10h da manhã e após as 16h – diz Francisco.
 
O banho de sol é fundamental, já que apenas cerca de 10% da vitamina D no organismo provém da dieta, presente em fontes alimentos como salmão, atum e cogumelos comestíveis.
 
Alimentação também é muito importante
 
Para fortalecer os ossos, é importante consumir alimentos ricos em cálcio. Os mais citados são o leite e seus derivados, como iogurte e queijo, sendo necessário consumir o equivalente a cerca de três copos de leite ou iogurte por dia. Outras alternativas, principalmente àqueles com intolerância a lactose, são a sardinha, vegetais de tom verde-escuro, como brócolis e espinafre, gergelim, chia, amêndoa, feijão, grão-de-bico e tofu.
 
Como você pode ver, fortalecer os ossos é algo que demanda uma mudança de vários hábitos, desde a prática de atividade física até uma alimentação balanceada. Ou seja, cuidando dos ossos, você acaba cuidando melhor da sua saúde como um todo!

Fonte: Mude 1 Hábito

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.