Notícias

Imagem

Vamos precisar de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19?

Cientistas acreditam que será necessário, sim, tomar o imunizante pela terceira vez. Mas não agora

Devido à urgência em controlar a pandemia de coronavírus e, principalmente, aos avanços da ciência, as vacinas contra a Covid-19 foram desenvolvidas em tempo recorde. No entanto, como se trata de uma doença nova, ainda não há certeza se as doses aplicadas agora serão suficientes para prevenir a enfermidade pelo resto da vida – e tudo indica que o coronavírus veio para ficar.

De olho nisso, um leitor enviou um e-mail à Veja SAÚDE perguntando se ele deveria tomar uma terceira picada. Vale pontuar que essa dúvida não intriga apenas a população geral. A ciência também já está de olho na questão.

Por que provavelmente precisaremos de uma dose extra?

De acordo com o microbiologista Luiz Gustavo de Almeida, do Instituto Questão de Ciência (IQC), o principal motivo tem a ver com as mutações do coronavírus, que não param de aparecer – até porque ele segue em intensa circulação. E os imunizantes disponíveis têm apresentado menores taxas de eficácia em lugares onde há muitas pessoas infectadas com as variantes.

“Portanto, especula-se que o reforço auxiliaria ainda mais nosso sistema imune a reconhecer as variantes e combater o vírus “, relata Almeida.

Não é a primeira vez que se fala na necessidade de novas picadas diante de mutações de um agente infeccioso. A vacina contra o vírus influenza, que causa a gripe, é aplicada anualmente, por exemplo. E sua composição muda de um ano para o outro justamente para proteger as pessoas das variantes em circulação em determinado período.

No caso da Covid-19, Almeida observa que países que já vacinaram boa parte da população estão encarando um novo aumento de casos. “Ainda não sabemos se as mutações acabam possibilitando que o vírus despiste nosso sistema imunológico”, informa o microbiologista.

Essa terceira aplicação não será tão já

Independentemente do cenário em cada lugar do mundo, só será possível ter clareza sobre a real necessidade de uma terceira injeção e de quanto em quanto tempo a vacina deverá ser reaplicada após a realização de novas pesquisas. No Brasil, o início do ensaio clínico com o imunizante da Pfizer já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Existe a possibilidade inclusive de uma terceira dose não aumentar a capacidade do nosso sistema imunológico em combater o vírus. É isso que o estudo pretende responder”, explica o especialista do IQC.

Enquanto a resposta não chega, ninguém deve tentar burlar o esquema atual em busca de uma terceira picada. Sobretudo em um cenário como o nosso, em que muita gente não recebeu nem a primeira injeção.

E a boa notícia é que, na grande maioria das vezes, pessoas que tomam as duas doses não estão desenvolvendo quadros graves após eventualmente se infectarem – é sempre válido lembrar que nenhuma vacina é 100% eficaz em barrar a contaminação.

“É exatamente o que as vacinas prometeram nos ensaios clínicos: diminuir mortes e casos graves de Covid-19”, finaliza o expert.

Foto: Dulla/Saúde É Vital

Fonte: Veja Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.