Notícias

Imagem

No home office, como fica a ginástica laboral?

Trabalhar em casa traz alguns desafios ergonômicos e posturais. Saiba como evitá-los e se manter em movimento neste período

Com a pandemia de Covid-19, muitos profissionais e empresas precisaram, de uma hora para a outra, se adaptar a um novo modelo de trabalho. O trabalho remoto, ou home office, oferece diversas vantagens, porém também traz consigo uma série de dificuldades.

Se, por um lado, é possível aproveitar melhor o tempo gasto com deslocamento ou organizar os horários de forma mais flexível, por outro, é preciso conciliar as atividades profissionais com a vida pessoal, incluindo aí tarefas do lar e os estudos das crianças.

Além disso, quando pensamos em uma parte mais prática, percebemos que nem todas as pessoas estavam preparadas para trabalhar em casa. Isso significa que, em grande parte dos casos, as mesas podem não possuir a altura adequada, ou as cadeiras podem não ser as ideais para passar longos períodos sentado em frente ao computador.

Tudo isso tornou a ginástica laboral, um conjunto de exercícios físicos realizados dentro do ambiente de trabalho, com um tempo de duração em média de 10 a 15 minutos, ainda mais necessária.

Mas, como realizar esta prática no home office? A maneira de resolver esta questão, como explica Andressa Dias Rosa, professora de ginástica laboral, foi utilizar os recursos online para manter os colaboradores em movimento:

– Sem mobiliário adequado e com a movimentação reduzida, as demandas de dores e cansaços localizados têm aumentado. A ginástica laboral online atende quem está na empresa e também quem está em home office.

Andressa diz que esta vem se tornando uma prática cada vez mais popular, principalmente neste momento de pandemia em que estamos vivendo. Empresários de pequenas e grandes empresas estão percebendo a necessidade do exercício físico para uma melhor qualidade de vida dos colaboradores, e investindo na saúde de seus times.

A ginástica laboral tem como principal objetivo a prevenção de lesões causadas por esforços repetitivos e alívio de dores e tensões localizadas. Além dos benefícios físicos, esta prática também proporciona muitos benefícios pra saúde mental, atuando na redução do estresse e ansiedade. Mas as vantagens para a empresa não param por aí.

– Além dos benefícios físicos e mentais, a ginástica laboral atua na melhora do clima social, criando um momento de integração entre colaboradores de diferentes setores – comenta Andressa.

Viu só? Não são só as pessoas que podem mudar 1 hábito. Sua empresa também pode entrar nessa e criar uma cultura de saúde e qualidade de vida para os colaboradores. Com uma condição física, mental e social mais equilibrada, todo mundo só tem a ganhar.

Foto: Istock Getty Images

Fonte: Globo Esporte

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.