Notícias

Imagem

Afinal, quando fazer cada teste de Covid-19?

PCR, antígeno, sorológico... Entenda as diferenças entre eles e espie o que deve chegar em breve para facilitar o diagnóstico do coronavírus
 
Durante a pandemia de Covid-19, exames que detectam o Sars-Cov-2 ou os anticorpos desenvolvidos como resposta a ele viraram parte do dia a dia. Mas ainda há muita confusão sobre como e quando fazer cada tipo.
 
“As principais indicações no momento são para suspeita da infecção, rastreamento de contatos e como parte de estudos epidemiológicos, no caso dos testes sorológicos”, resume o infectologista André Giglio Bueno, professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e curador do projeto HubCovid.
 
Veja um resumo das situações e recomendações, bem como detalhes sobre as metodologias disponíveis:

Ilustrações: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital

E a tomografia e o raio-x?
 
Em casos leves, não há indicação de exames de imagem. Para quem precisa ser internado ou está com sintomas mais severos, eles ajudam a diferenciar a Covid-19 de outros quadros respiratórios e avaliar a extensão dos danos pulmonares.

O papel do médico
 
Você pode fazer um teste sem consulta prévia, mas o ideal é falar com o profissional para saber qual é o exame mais adequado e interpretar corretamente os resultados. Nem sempre o laudo negativo é sinal de tranquilidade. E o positivo pede orientações imediatas.

O futuro dos testes
 
Abordagens promissoras prometem ampliar nossa capacidade de encurralar o coronavírus:
 
Dois coelhos num teste só: A empresa Vyttra Diagnósticos lançou recentemente um teste rápido que pesquisa o antígeno do Sars-CoV-2 e o da influenza, por trás da gripe, ao mesmo tempo.
 
O que a tosse diz: Pesquisadores do Hospital Moinhos de Vento (RS) desenvolvem um aplicativo que pesquisa a Covid-19 pela tosse. Ele já tinha passado por provas positivas na tuberculose.
 
Apoio dos robôs: As empresas Kunumi e Fleury anunciaram uma ferramenta de inteligência artificial que realiza a triagem de casos suspeitos por meio de alterações no hemograma comum.
 
No rastro das variantes: Hoje essa busca é feita com sequenciamento genético, mas há alternativas mais baratas e rápidas chegando ao mercado, à base da tão citada tecnologia PCR.

Olho nas células: Além dos anticorpos, outras células de defesa são importantes na proteção e reação contra a Covid-19. A Dasa vai iniciar estudos para facilitar a dosagem delas no dia a dia.
 
O Brasil precisa testar mais

Ilustrações: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital

Fontes: Ministério da Saúde; Anna Luiza Szuster, diretora de relações internacionais da MedLevensohn; Celso Granato, infectologista do Fleury Medicina e Saúde; Gustavo Campana, diretor médico da Dasa.

Ilustrações: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital
 

Fonte: Veja Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.