Notícias

Imagem

Ação da DS/RJ garante prioridade no pagamento em folha dos planos de saúde

Reunião na SAMF/RJ. A partir da esq., Dra. Ana Luísa Palmisciano; presidente da DS/RJ, João Abreu; Gerente de RH Kátia de Camargo Nunes; diretoras Bety Gutnik Nisenbaum e Maria Gláudia Mamede; e o Superintendente de Administração do MF/RJ, Antônio Renato Cézar de Andrade.

A iniciativa da DS/RJ de apontar os equívocos na interpretação do Decreto nº 6.386/2008, que regula a ordem de pagamento em folha das consignações facultativas, obteve êxito. Durante reunião com o Superintendente de Administração do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro (SAMF/RJ), Antônio Renato Cézar de Andrade, e a Gerente de Recursos Humanos Kátia de Camargo Nunes, realizada no dia 2 de abril, a diretoria da Delegacia Sindical obteve a confirmação de que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) irá priorizar o pagamento das mensalidades de planos de saúde, em detrimento das consignações de empréstimos contraídos junto ao sistema financeiro. 

A representação sindical foi informada, ainda, que uma Portaria Normativa, datada de 2010, já determinava tal procedimento. No entanto, o dispositivo começa a ser aplicado somente a partir da folha de março deste ano. A medida é extensiva a todos os servidores federais.
 
O equívoco do MPOG causou sérios prejuízos a Auditoras do Rio. Uma das colegas, de 80 anos de idade, perdeu o plano Unafisco Saúde, ao qual estava vinculada desde 1992. Como o valor das consignações junto ao sistema financeiro ultrapassava 30% do rendimento, o MPOG pagou as parcelas dos empréstimos, mas o plano de saúde ficou descoberto. Outra Auditora, em processo de aposentadoria – caso que gerou o pedido da reunião à SAMF –, teve comprometimento do plano de saúde e da mensalidade sindical, mas recorreu à DS/RJ, que reverteu a tempo a situação. 
 
De acordo com o titular da SAMF/RJ, o Ministério da Fazenda não pode intervir nos lançamentos, pois a folha já vem fechada do MPOG. “No entanto, as ações sindicais podem provocar uma resposta, como ficou constatado agora”, afirmou ele, referindo-se à ação da DS/RJ em defesa dos interesses dos filiados.
 
Além de João Abreu, participaram da reunião com a SAMF/RJ a Diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Maria Gláudia Mamede, a Diretora de Assuntos Jurídicos, Bety Gutnik Nisenbaum, e a Dra. Ana Luísa Palmisciano, do escritório de advocacia vinculado à DS/RJ que interpôs Ação Jurídica Individual (AJI) em defesa da filiada que está se aposentando.
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.