Notícias

Juízes federais entram com Adin contra previdência complementar

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) ajuizou no Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira, ação de inconstitucionalidade contra a Lei 12.618, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, há um ano. A lei instituiu o regime de previdência complementar para os servidores públicos civis e membros de Poder. 

 
Além de "vício de origem", já que a Constituição dispõe que alterações no Regime Previdenciário da Magistratura devem partir do STF, como proposta de lei complementar, a Ajufe entende que a nova lei ordinária (e não complementar) "estabelece hibridismo incompatível com a natureza pública, porque esta essência ou caráter é das pessoas jurídicas de direito público, não conciliável com as pessoas jurídicas de direito privado, em especial no panorama do regime de previdência complementar do servidor público". 
 
Lê-se ainda na petição, já distribuída para o ministro Marco Aurélio (relator): "Certamente, em virtude da notória pressão do Poder Executivo, contemporânea da súbita retomada de velocidade do PL 1992/2007 na Câmara dos Deputados, o legislador ordinário não observou a inviabilidade da personalidade jurídica de direito privado para uma entidade de natureza pública, outro prejuízo  derivado da desconsideração da exigência do rito da lei complementar, cujo aprofundamento seria maior".  (Luiz Orlando Carneiro - Informe JB)

Comentários

  • Mauricio Alves

    03 de maio de 2013 - Marechal Floriano/ES

    Se o Governo diz que a Previdência está "quebrada", por que não abandona o sistema e oferece às categorias funcionais para gerirem um sistema próprio. Há,inclusive, no Tesouro Nacional um fantástico saldo de nossas contribuições, em que o Governo é mero Depositário!
    Não se pode esquecer que a DRU avança e afana 20% das receitas tributárias da União, englobando, no governo petista, também, igual percentual da Previdência... Daí a malsinada FUSÃO...

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.