Notícias

Imagem

27/02: Dia do Auditor-Fiscal da Receita Federal. Tempo de luta!

O último domingo (27) foi Dia do Auditor-Fiscal da Receita Federal.
 
Parabéns às colegas Auditoras-Fiscais! Parabéns aos colegas Auditores-Fiscais!
 
Mas, em meio a um momento tão turbulento para nosso cargo e para a instituição que representamos, não houve espaço tampouco clima para celebrações. Em contrapartida, ainda cabe, no gancho desta data, uma profunda reflexão sobre o papel de cada um de nós para o nosso futuro, bem como de toda a administração tributária e aduaneira brasileira.
 
É preciso, em primeiro lugar, reconhecer que estamos sob ataque. O descumprimento do acordo de 2016, o corte orçamentário de R$ 1,2 bilhão e a queda drástica no número de Auditores-Fiscais em atividade não são mera retórica nem mesmo ameaças, mas sim a realidade de uma deliberada desvalorização do cargo e da própria Receita Federal, o que não interessa (ou não deveria interessar) a ninguém, muito menos ao conjunto da sociedade.
 
E diante desta realidade, o Dia do Auditor-Fiscal da Receita Federal deve servir de marco para um novo tempo de luta, de posicionamentos firmes e unitários, de denúncia e enfrentamento.
 
Que este dia especial marque, portanto, nossa firme disposição de fortalecer a luta em prol das nossas reivindicações, com altivez e unidade, com clareza e transparência!
 
Que este novo tempo nos permita romper o superficialismo da gestão de nossos trabalhos, atacados por modas e fórmulas gerencialistas focadas em metas fortemente quantitativas, com controles de tempo que já chegam aos minutos, com contratos de gestão mediante pactos individuais.
 
Que possamos discutir em profundidade a falta de reação ao ataque que nos levou à perda do voto de qualidade no CARF e da indisponibilidade do crédito tributário, agora objeto de transações.
 
Que busquemos revolucionar a administração tributária e aduaneira alinhando-a mais fielmente aos elevados interesses da República e da sociedade brasileira, questionando antigos dogmas como o contencioso administrativo em paridade com representantes de confederações empresariais, as conformidades tributárias em proveito de grandes contribuintes, o papel de facilitação pela Aduana ao tempo em que se reduz a presença dos Auditores-Fiscais nos recintos.
 
Que possamos denunciar com mais força a regressividade, as renúncias fiscais, as fragilidades na legislação e demais distorções do sistema tributário, disputando e ocupando novamente o espaço nobre das discussões sobre os grandes temas de interesse da sociedade, nos fóruns adequados.
 
Que esta nova caminhada nos permita resgatar o respeito à paridade e ao papel dos colegas já aposentados, por sua contribuição ao que construímos e conquistamos até aqui.
 
Que este 27/02 marque, então, esse novo tempo, de luta pela valorização do nosso cargo e da Receita Federal, em proveito da sociedade!

Fonte: Sindifisco Nacional

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.