Notícias

Imagem

STJ nega recurso de Flávio Bolsonaro e evita revés no caso das rachadinhas

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, por três votos a dois, recursos da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) contra a investigação do caso da chamadas "rachadinhas", que corre atualmente no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
 
Foram tomadas duas decisões no caso: em uma delas, os ministros da quinta turma do STJ, que julga os casos de Flávio, consideraram legal a troca de informações entre o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e o Ministério Público. Em outra, os ministros também foram contrários a tornar nulas todas as decisões tomadas pelo juiz do caso, Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.
 
A decisão da corte dá novos caminhos à investigação. No mês passado, os mesmos ministros votaram, por quatro votos a um, anular a quebra de sigilo fiscal e bancário do senador e de outras 94 pessoas, gerando dúvidas sobre a viabilidade da continuidade da denúncia. Agora, as decisões tomadas na investigação– exceto a que trata da quebra de sigilo – poderão ser mantidas.

O relator do caso e decano da corte, ministro Félix Fischer, votou por manter a troca de dados e as decisões judiciais dadas por Flávio Itabaiana até o momento, considerando legais as operações feitas. Os ministros Reynaldo Soares da Fonseca e Ribeiro Dantas formaram a maioria com o relator. Os ministros João Otávio de Noronha e Joel Ilan Paciornik formaram a divergência contra a tese.
 
O advogado de Flávio Bolsonaro, Frederick Wassef, agradeceu ao voto dado pelo ministro João Otávio de Noronha. "Com riqueza de detalhes, narrou hoje, publicamente a todo o Brasil, todas as ilegalidades e crimes sofridos pelo senador Flávio Bolsonaro", disse o representante.
 
"Basta dizer que Flávio Bolsonaro estava sendo investigado de maneira ilegal oito meses antes – ele só passou a ser oficialmente investigado em março de 2019, mas em julho de 2018 havia troca de informação entre o Coaf e o Ministério Público, transformando o Coaf em um órgão de investigação".
 
A família Bolsonaro, e o presidente da República, Jair, já demonstraram afinidade com o ministro Noronha, que tem um histórico de votos favoráveis à causas da família.

O senador Flávio Bolsonaro é acusado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de desviar mais de R$ 6 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ao embolsar parte dos salários de seus assessores quando era deputado. Isso teria ocorrido em parte com o auxílio do ex-policial militar Fabrício Queiroz, muito próximo à todos da família Bolsonaro.
 
Nesta semana, reportagem do site UOL apontou indícios de que outros membros da família, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, praticariam o esquema.
 

Fonte: Congresso em Foco

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.