Notícias

Imagem

Relator da Reforma Tributária prevê mudanças no texto para cobrar IPVA de jatinhos e iates

Com a mudança, a alíquota seria definida por cada estado
 
Após o segundo turno das eleições municipais no próximo domingo o Congresso Nacional deve voltar a debater a Reforma Tributária. Para tentar destravar este debate o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara dos Deputados, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) concordou em inserir em seu parecer várias propostas apresentadas pela oposição.
 
Entre elas está a cobrança de IPVA também para veículos automotores aéreos e aquáticos, como jatinhos e iates lanchas e jet skis. Hoje, a Constituição Federal permite que os estados cobrem o imposto apenas para veículos terrestres. Com a mudança, a alíquota seria definida por cada estado.
 
Outra proposta da oposição que o relator da reforma tributária acatou pretende acabar com a isenção ou com os incentivos em relação ao Imposto de Renda sobre lucros e dividendos e sobre juros de capital próprio. Com isso a expectativa é de que Aguinaldo Ribeiro apresente, nos próximos dias, uma nova versão do seu parecer.
 
Caso haja a construção de um consenso com as mudanças no texto, a ideia do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é tentar votar a PEC da Reforma Tributária em dois turnos na Casa já na segunda semana de dezembro. De lá, a proposta seguirá para o Senado, onde também precisa ser aprovada em dois turnos.
 
Apesar destes ajustes para contemplar as propostas da oposição, o relator da PEC rejeitou outras sugestões, como, por exemplo, para alterar a tributação sobre bebidas quentes e açucarados e também o aumento das alíquotas de tributação sobre os cigarros.

 

Fonte: Itatiaia

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.