Notícias

Imagem

DS/Rio solicita posição do Sindifisco Nacional sobre engajamento dos AFRFB no movimento unificado

A diretoria da DS/Rio solicita posição do Sindifisco Nacional sobre o engajamento dos AFRFB no movimento unificado. Isto porque o Sindicato figura entre as 27 entidades signatárias do Ofício 008/2014, enviado no dia 24 de janeiro ao Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça.
 
No documento, as representações de servidores públicos federais apresentam oito reivindicações da Campanha Salarial Unificada de 2014. São elas: definição de data-base (1º de Maio); política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações; cumprimento por parte do Governo dos acordos e protocolo de intenções firmados; contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores; retirada dos PL´s, MP´s, decretos contrários aos interesses dos servidores públicos; paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas; reajuste dos benefícios; antecipação para 2014 da parcela de reajuste de 2015.
 
O movimento vem crescendo no país e reivindica a valorização do Servidor e o fortalecimento dos Serviços Públicos. Por se tratar de ano eleitoral, 2014 é propício para a obtenção de avanços. Isso, porém, não ocorrerá em 2015. Como o prazo para encaminhamento de projetos de lei termina no dia 31 de março e o governo já divulgou corte de R$ 33 bilhões no orçamento, os servidores públicos federais decidiram unificar seus esforços em torno de reivindicações globais.
 
Engajamento – No Rio, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais realizou reuniões, nos dias 16 e 28 de janeiro. Nos encontros, foi definido um calendário de atividades que incluía o lançamento da campanha unificada nos estados, no dia 22 de janeiro, e em Brasília, no dia 5 de fevereiro, com evento conjunto em defesa do Serviço Público.
 
A direção da DS/Rio compareceu às reuniões regionais, representada pelos diretores Helio Muylaert e Célia Satiyo Seto, e pelo apoiador Luiz Carlos Alves. Além disso, a DS/Rio indicou à Diretoria Executiva Nacional (DEN) cinco nomes para participação no ato unificado do dia 5 de fevereiro, em Brasília. Mas houve recusa na liberação das passagens aéreas e hospedagem. O Sindifisco Nacional não provisionou recursos, em seu orçamento, para gastos com mobilizações em 2014 e não houve convocação de Assembleia Nacional visando a autorizar o fundo de mobilização.
 
Os boletins nacionais não repercutiram a mobilização dos servidores, nem conclamaram as Delegacias Sindicais ao engajamento regional. Por essa razão, em assembleia local realizada no dia 6 de fevereiro, os filiados à DS/Rio de Janeiro aprovaram, por maioria de votos, o encaminhamento à DEN de solicitação para que o Sindicato Nacional se posicione sobre a efetiva integração ao movimento dos servidores públicos pela Campanha Salarial Unificada de 2014.
 
Reunião do CDS – A solicitação aprovada pelos filiados do Rio também será apresentada pelos representantes da DS na próxima reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS), em Brasília, entre os dias 11 e 14 de fevereiro. A Campanha Salarial é o oitavo item da pauta. Também por maioria de votos, os Auditores do Rio votaram pela inversão da pauta, de forma que este seja o primeiro tema deliberativo a ser discutido após a eleição da Mesa Diretiva.
 
A direção da DS/Rio entende que, pela importância do assunto e a conjuntura política favorável, esse debate deve priorizado pela categoria e submetido à Assembleia Nacional, em respeito às disposições estatutárias. A DS destaca, ainda, a necessidade da construção de uma pauta unificada que contemple os anseios dos AFRFB, o que inclui o direito ao adicional de fronteira.
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.