Notícias

Imagem

DS Campinas/Jundiaí participa de Audiência Publica sobre a PEC 186/2007

O presidente da DS Campinas/Jundiaí, José Carlos Rossetto, participou nesta quinta-feira, dia 31/10, da Audiência Pública sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 186/2007, de autoria do deputado federal Décio Lima (PT/SC) - que prevê a criação de Lei Complementar para estabelecer normas gerais aplicáveis à Administração Tributária da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, dispondo sobre direitos, deveres, garantias e prerrogativas dos cargos de sua carreira específica.
 
A Audiência Pública, promovida pela Comissão Especial de Administração Tributária da Câmara dos Deputados, foi realizada no auditório da Associação dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), e teve a participação do relator da PEC 186, deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC) e dos deputados federais João Dado (PDT/SP) e Weliton Prado (PT/MG), além de representantes de entidades das carreiras do Fisco em vários níveis.
 
Durante a audiência os representantes das entidades ressaltaram a importância do Fisco para o financiamento e estruturação das instituições do Estado e foram relatadas as diversas dificuldades e inseguranças enfrentadas pelos servidores devido à falta de uma legislação específica que regulamente em nível nacional as atribuições e que garanta autonomia administrativa e financeira, prerrogativas essenciais para o pleno exercício da fiscalização tributária.
 
Também foi reivindicada pela presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Rosangela Rassy, a inclusão, de forma específica, da inspeção do trabalho no texto PEC 186/2007, uma vez que, de acordo com a sindicalista, além de fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista, a atividade os Auditores do Trabalho está diretamente ligada à questão tributária, uma vez que fiscalizam o recolhimento do FGTS e indiretamente, quando atuam na formalização das relações de trabalho.
 
O deputado relator da proposta Rogério Peninha afirmou que está ouvindo as propostas das entidades nas Audiências Públicas que estão sendo realizadas em vários estados e que pretende colocar a matéria em votação ainda este ano.
 
A DS Campinas/Jundiaí apoia a PEC 186/2007 por entender que a proposta fortalece a carreira do Auditor-Fiscal ao amparar na Constituição o estabelecimento de direitos, deveres, garantias e prerrogativas dos cargos de cada carreira específica no âmbito da Administração Tributária.
 
“A PEC 186 é uma proposta da mais alta importância estratégica para a nossa categoria, pois sua aprovação cria uma identidade única do Fisco em todo o país e parte com um sinal positivo, que é a garantia das prerrogativas através de Lei Complementar, o que é um avanço em relação à proposta da Lei Orgânica do Fisco (LOF), que é uma proposta lei ordinária e assim mais suscetível a mudanças em função de interesses ocasionais” observou José Carlos Rossetto.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.