Notícias

Imagem

Fonacate identifica risco de retaliação a órgãos e carreiras de Estado nas PECs 186 e 188

Duas, das três propostas apresentadas pelo governo, autorizam a redução de 25% da jornada do servidor, com corte proporcional dos vencimentos. A decisão será do chefe de cada Poder. Para o Fonacate, a medida abre precedente para perseguição política de órgãos e carreiras.
 
Tarde produtiva. Representantes do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) se reuniram nesta quinta-feira (7/11) para analisar, ponto a ponto, a reforma administrativa. A força-tarefa contou com a participação do jurista e professor Juarez Freitas. O consultor do Fórum apontou fragilidades do ponto de vista jurídico e da técnica legislativa nas propostas de emenda à Constituição recém encaminhadas para o Senado Federal: a PEC Emergencial (186/ 2019), a PEC da Revisão dos Fundos (187/2019) e a PEC do Pacto Federativo (188/2019).
 
Para o jurista, um dos pontos mais sensíveis está presente em dois dos projetos apresentados.  A PEC 186 e a PEC 188 rezam sobre a redução de até 25% da jornada do servidor com corte proporcional dos vencimentos. Ambas as propostas indicam que a regra será aplicada pelo chefe de cada Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário).
 
Como as PECs não especificam quais carreiras seriam afetadas por essa regra, integrantes do Fórum temem que ela possa abrir espaço para retaliação a órgãos, cargos e carreiras de servidores. Rudinei Marques, presidente do Fonacate e do Unacon Sindical, recorda que órgãos como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foram recentemente atacados por sua competência técnica. “Na conjuntura que essas propostas estão sendo apresentadas, o risco de perseguição é muito alto”, explica.
 
Se a proposta for aprovada como está, o servidor poderá sofrer uma redução de até ¼ dos vencimentos. Assim, o momento é de mobilização total, como alerta José Celso Cardoso Jr., presidente da Afipea Sindical: “Precisamos da participação efetiva dos 12 milhões de servidores públicos brasileiros, a fim de derrotar propostas tão execráveis como essas”. Só com a PEC emergencial (186/ 2019), o Ministério da Economia espera economizar, em um ano, aproximadamente R$ 12 bilhões, sendo R$ 10 bilhões só com os cortes dos salários e jornadas de servidores.
 
O fato de uma mesma regra estar presente em dois projetos também foi criticado pelo presidente do Fórum: “Ou os projetos foram elaborados por grupos diferentes, ou o governo não os revisou antes de encaminhá-los ao Congresso”, disse.
 
Ainda na avaliação dos dirigentes, a presença de “gatilhos” nas propostas pressupõe a insignificância do legislador. “Ao incluir gatilhos para que determinados cortes orçamentários sejam feitos, a função do legislador torna-se irrelevante”, criticou Marques. 
 

Fonte: Fonacate

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.