Notícias

Imagem

Deputados criam frente para discutir Previdência dos servidores

O objetivo do grupo, a ser coordenado pelo deputado Marcelo Ramos (PL-AM), é criar instrumentos efetivos para garantir a sustentabilidade econômico-financeira dos RPPS, desenvolver microrregiões e acabar com monopólio do atual sistema do mercado de capitais.
 
Deputados defendem que os valores aplicados nos fundos previdenciários dos servidores públicos sejam usados em obras de infraestrutura dos estados e municípios de origem. Essa é uma das bandeiras levantadas pela Frente Parlamentar para a Sustentabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e pela competitividade do mercado de capitais, lançada nesta quarta-feira (30/10), na Câmara. 
 
O presidente do grupo, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), acredita que um dos caminhos para garantir o equilíbrio dos RPPS é pela abertura do mercado de capitais, que, segundo ele, "hoje é hiperconcentrado nos grandes cinco bancos brasileiros". Com essa medida, os regimes próprios poderão ter mais rentabilidade, defende o deputado. 
 
A ideia é que os recursos dos regimes próprios possam ser usados em obras de infraestrutura nos locais de origem, o que poderia beneficiar, principalmente, os municípios mais pobres do país. "Acima de tudo, quanto mais recursos que estão nos fundos disponíveis para obra de infraestrutura, mais ganha o cidadão", afirmou Ramos. 
 
Segundo ele, é preciso mobilizar os dirigentes dos RPPS e manter um diálogo mais permanente com o Ministério da Fazenda e o Banco Central. "O BC hoje tem regra muito restritiva no que diz respeito a determinados setores do mercado de capitais. Precisamos quebrar isso. É antiliberal e antieconômico", apontou.
 
Além de Ramos, que também presidiu a Comissão Especial que discutiu a reforma da Previdência na Câmara, fazem parte da frente o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), como vice-presidente, e o ex-deputado professor Vanderlei Siraque (PCdoB-SP), que assume a Secretaria Executiva.
 

Fonte: Correio Braziliense

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.