Notícias

Imagem

DS Campinas/Jundiaí manifesta preocupação com Projeto de Lei sobre normas gerais sobre processo administrativo fiscal

Reportagem publicada site Consultor Jurídico (veja aqui), publicada no dia 9 de setembro, informa que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sediou, na última quinta-feira, (5/9), ato em apoio ao Projeto de Lei do Senado 222/2013, de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que estabelece normas gerais sobre o processo administrativo fiscal, no âmbito das administrações tributárias da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

 

Na avaliação do Vice-Presidente da DS Campinas/Jundiaí, Paulo Matsushita, o conteúdo de tal Projeto, sob a alegação de garantir a defesa dos contribuintes, pode abrir caminho para fragilizar ainda mais a atuação da fiscalização tributária. “Os verdadeiros contribuintes, que são a maioria do povo brasileiro tributados no consumo e em seus rendimentos, não têm seus interesses atendidos por este Projeto. Na verdade o PLS 222/2013, caso seja aprovado, será mais um mecanismo legislativo para perpetuar a injustiça fiscal no país”, analisa Matsushita.

Cabe lembrar que a DS Campinas/Jundiaí vem discutindo junto com parlamentares ações que buscam dar maior transparência ao funcionamento do CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) – veja reportagem no Boletim Ação Sindical nº 15 (clique aqui) - e, conforme Matsushita, o PLS em questão vai de encontro a essas iniciativas. “É uma situação preocupante. Vamos intensificar o debate sobre o assunto e, eventualmente, procurar os representantes da OAB local para discutir o conteúdo deste Projeto, juntamente com outros setores da sociedade. É preciso ficar claro que contribuintes são todos os cidadãos e não apenas as empresas e, sendo assim, o tema tributário interessa à toda a sociedade”, afirmou.

 

Jornalismo DS Campinas/Jundiaí, por Reginaldo Cruz

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.