Notícias

Imagem

"A reforma da Previdência não vai recuperar a capacidade de investimento no país"

Um dos argumentos do governo federal para que a reforma da Previdência seja aprovada é combater o crescimento do déficit previdenciário e a consequente retomada do crescimento econômico brasileiro que a reforma poderá causar. No entanto, a avaliação do economista Fernando Galvão, vice-presidente do Conselho Regional de Economia (CORECON-PI), é de que o assunto não deve ser tratado à parte de um contexto macroeconômico.
 
Segundo o economista, a atual situação de déficit previdenciário do país é um problema conjuntural, e não estrutural, provocado muito ainda pelos efeitos da crise econômica dos anos de 2015 e 2016, que aumentou o desemprego e por consequência, redução das contribuições para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
 
"Se a economia brasileira começar a crescer, se houver uma melhora na capacidade de recuperação dos empregos, teremos mais gente trabalhando, mais carteiras assinadas contribuindo para o INSS, aumentando a base de arrecadação. Reduzimos o déficit com o crescimento econômico, não é a reforma que vai gerar capacidade de investimento, ele tem que vir antes, é ele quem vai fazer com que o déficit reduza", afirma Galvão.
 
Na avaliação do economista, o que poderia estimular essa retomada do crescimento econômico, e influenciar na queda do déficit previdenciário, seria a ampliação do acesso ao crédito aos brasileiros, estimulando o consumo, e a redução das taxas de desemprego. "Precisamos de investimento privado, mas esses investimentos não acontecerão enquanto a capacidade de consumo não ampliar", defende.
 
Uma saída para isto, de acordo com o economista, seria a aplicação de recursos do estado no estímulo ao consumo, no entanto, impedidos de serem realizados em maior volume devido a PEC do Teto de Gastos, aprovado na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB). "Esses vetores de crescimento econômico estão amarrados, o consumo, o investimento e o gasto público", pontua.
 
Embora defenda a necessidade de mudanças no sistema previdenciário, Galvão acredita que ela deveria ser precedida por uma reforma tributária, que altere os mecanismos de financiamento do setor público e corrija distorções e provocasse uma atividade desonerada de impostos, taxas e contribuições. "É um caminho a ser cimentado", finaliza.
 
 
Fonte: O Dia

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.