Notícias

Imagem

Bolsonaro estuda nomeações em troca de apoio na Reforma da Previdência

Com a volta dos trabalhos no Congresso Nacional hoje, após longo recesso do carnaval, a CCJ da Câmara deve começar a discutir a proposta do governo

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) decidiu entrar diretamente no jogo da aprovação da reforma da Previdência e deu sinal verde no sábado, 9, para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), organizar e encaminhar para ele os pedidos de nomeações para o segundo escalão do governo nos Estados. A decisão foi tomada após pressão por parte da cúpula do Congresso, de líderes aliados e de investidores.

"Estou otimista", comentou depois o presidente da Câmara. Ele vinha reclamando da decisão do Planalto de lotar mais de cem cargos de segundo escalão com militares e rejeitar as indicações políticas. Foi o primeiro encontro de Bolsonaro com Maia para a articulação política não só dos partidos da base aliada ao governo como também de siglas que, mesmo não sendo da base, apoiam a reforma.

Para o deputado Capitão Wagner (Pros), a falta de comunicação entre o Palácio da Alvorada e o Congresso têm sido o principal entrave para um apoio mais consolidado à Reforma. "A gente está sentindo uma insatisfação muito grande do Congresso por conta da dificuldade de acesso ao presidente. Então, se não tiver uma mudança de postura com relação a dialogar mais com o Congresso, vai gerar uma dificuldade de aprovar a reforma sim", explica.

Após a conversa com o presidente, Maia começa a articular, junto com a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL), a ida de líderes partidários para conversas diretas, a partir desta semana, com o presidente. Segundo Maia, só o fato de o presidente receber os parlamentares, conversar com eles e ouvi-los já vai fazer muita diferença no humor de deputados e senadores, que gostam de se sentir prestigiados.

? Com a volta dos trabalhos no Congresso Nacional após o Carnaval, o presidente da Casa pretende instalar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para analisar a proposta da reforma previdenciária. Contudo, partidos de oposição planejam dificultar o início dos trabalhos na comissão.

Líder do PDT na Câmara, o deputado André Figueiredo explica que há uma discussão quanto a adiar a definição dos membros da CCJ por parte dos partidos da oposição. O anúncio de toda a composição deveria ser feita hoje a tarde pelo líder de cada legenda em reunião com o presidente da Casa.

"Nós vamos discutir se vamos indicar os nomes agora ou vamos esperar que o governo cumpra seu papel e mande também a proposta de Reforma da Previdência incluindo os militares, porque ele não mandou ainda", aponta. No cronograma acertado entre Executivo e Legislativo, a Câmara votaria primeiro a reforma geral da Previdência e só depois analisaria a proposta específica para as Forças Armadas

Caso a comissão seja instalada, José Guimarães (PT) afirma que o objeto é que a proposta não avance dentro da Casa. "Vamos ter um enfrentamento para arguir a inconstitucionalidade da PEC, porque retira da Constituição toda a questão dos direitos e remete para lei complementar. Tentaremos barrar ainda na CCJ, não deixando chegar a Comissão Especial", considera. O deputado afirmou que deve ser um dos indicados para integrar a comissão.

Fonte: O Povo

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.