Notícias

Imagem

Receita Federal faz novo alerta a contribuinte sobre tentativa de golpe via e-mail

A Receita Federal voltou a fazer um alerta sobre mensagens falsas que circulam via e-mail, com o objetivo de aplicar golpes. O texto enviado, que inclui a logomarca do órgão, sugere que a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2018 (ano-base 2017) não está em conformidade com a legislação federal, acrescentando que o contribuinte supostamente passará pela malha fina. Quem receber a mensagem, portanto, deve ignorá-la.
 
O e-mail contém um falso link pelo qual o usuário teria acesso a informações detalhadas sobre as pendências em sua prestação de contas com o Leão. Ao clicar nele, o internauta abre a possibilidade de que vírus e malwares entrem em seu computador ou seu celular.
 
Frequentemente, a Receita Federal faz alertas aos cidadãos sobre tentativas de fraudes eletrônicas, envolvendo seu nome. O objetivo dos golpistas é obter informações cadastrais, financeiras e fiscais fornecidas pelos próprios contribuintes para utilização em fraudes.
 
Fisco não envia e-mails
Diante disso, a Receita Federal explica que não envia mensagens sem a autorização dos contribuintes nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome. De acordo com o órgão, a única forma de comunicação eletrônica com o cidadão é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), em seu site .
 
O que fazer caso receba a mensagem
Nunca abra arquivos anexados em e-mails enviados dessa forma. Em geral, são programas executáveis que podem capturar suas informações e causar problemas ao computador ou ao celular.
 
Não clique no link informado na mensagem, mesmo que esta apresente a logomarca do órgão. Exclua imediatamente o e-mail.
 
 
Fonte: O Globo

Comente esta notícia