Notícias

Imagem

Projeto prevê mecanismos para coibir o nepotismo na contratação de empresas terceirizadas

A terceirização é uma prática cada vez mais comum no Brasil. Recentemente, três grandes episódios políticos contribuíram para disseminar ainda mais essa modalidade de contratação: as aprovações da Lei das Terceirizações pelo Congresso Nacional em 2017 e da Reforma Trabalhista em 2018 e a confirmação do Supremo Tribunal Federal (STF) à terceirização irrestrita em agosto deste ano.

Com as decisões, as empresas ficam autorizadas a terceirizar todas as suas atividades, inclusive as atividades-fim. Antes da Lei das Terceirizações, apenas as atividades-meio poderiam ser repassadas a outras empresas. Como a lei não especifica as regras para o funcionalismo público, ela acaba abrindo brechas para a terceirização de serviços públicos, como educação, saúde e outras áreas.

O aumento dessa modalidade de contratação, no entanto, provoca uma série de problemas que afetam a qualidade do serviço prestado à população e aos consumidores. É o caso do nepotismo nas empresas terceirizadas pela administração pública. A prática de nomear, contratar ou favorecer familiares, que já é recorrente no Brasil, deve aumentar consideravelmente com o crescimento da terceirização.

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 301/2018, de autoria do senador Lasier Martins (PSD-RS), visa a coibir essa conduta. O texto propõe que órgãos públicos que contratam as terceirizadas sejam obrigados a publicar o nome dos sócios e dos empregados da empresa, além de seus salários e jornadas de trabalho.

O nepotismo já é proibido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos três poderes, da União aos municípios, mas ainda faltam ferramentas e iniciativas eficazes no combate a essa conduta. A obrigatoriedade de divulgar informações minuciosas sobre as empresas contratadas certamente traria mais transparência à gestão pública e dificultaria a prática do favorecimento indevido de familiares.

Para o vice-presidente jurídico do Sindafep, Fernades dos Santos, o PLS 301/2018 surge na política brasileira em boa hora, já que a contratação de empresas terceirizadas pela administração pública tende a crescer cada vez mais.

“Sabemos que a terceirização, além de trazer outros prejuízos, tende a facilitar esquemas de corrupção no serviço público. O nepotismo afeta diretamente a qualidade do trabalho realizado nos órgãos e fere o princípio constitucional da impessoalidade na administração pública. O combate à prática é fundamental para garantir a idoneidade e a qualidade nos serviços prestados à população”, defende.

 

Fonte: Sindafep

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.