Notícias

Imagem

Adicional de 25% na aposentadoria é garantido pelo STJ

Aposentados por idade, por tempo de contribuição e por invalidez pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que comprovem a necessidade de acompanhamento permanente de terceiros no dia a dia, podem conquistar, na Justiça, o direito ao adicional de 25% na aposentadoria.
 
Isso porque, no dia 22/08/2018 o STJ (Superior Tribunal de Justiça), decidiu por maioria de votos que, comprovada a necessidade de auxílio permanente de terceira pessoa (cuidador, enfermeiro ou familiar), é devido o acréscimo de 25% em todas as modalidades de aposentadoria pagas pelo INSS. A assistência é prevista na Lei 8.213/91, especificamente no artigo 45, e limita a benesse a aposentados por invalidez.
 
Mesmo com a restrição legal, o STJ fixou a seguinte tese (tema 982), estendendo para todos os aposentados o direito ao acréscimo de 25%: Comprovada a necessidade de assistência permanente de terceiro, é devido o acréscimo de 25%, previsto no artigo 45 da Lei 8.213/1991, a todas as modalidades de aposentadoria.
 
A interpretação dada pelo STJ ao art. 45 da Lei 8.213/91 tem por base o princípio da isonomia (igualdade jurídica) e defende que não deve haver diferença entre o aposentado por invalidez, que necessita de auxílio permanente de terceiro, de outro aposentado, por qualquer modalidade de aposentadoria, que também passe a sofrer de doença que lhe torne incapaz de cuidar-se sozinho. Observa-se aqui, a possibilidade do pleito para aposentados com idade muito avançada, que também necessitem de auxilio de terceiros no cotidiano.
 
A tese foi fixada em recurso repetitivo e deverá ter aplicação em todas as instâncias do Judiciário (repercussão geral), nos termos do art. 1.039 do Código de Processo Civil.
 
Em 2016, a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais já havia firmado entendimento favorável aos aposentados de qualquer categoria em receber o adicional de 25%, desde que comprovassem a necessidade de ajuda de terceiros no dia a dia.
 
No Estado do Paraná alguns aposentados que requereram a majoração, como base na decisão da TNU, já foram beneficiados e estão recebendo a majoração há algum tempo. A decisão do STJ veio a reforçar várias outras decisões que já vinham ocorrendo no mesmo sentido, qual seja: a concessão isonômica do adicional de 25% a todos os tipos de aposentadoria.
 
Outro ponto importante é que o adicional de 25% é devido mesmo que o valor da aposentadoria já atinja o limite máximo pago pela Previdência Social, e pode deixar o valor da aposentadoria superior ao teto legal (superior a R$ 5.645,80).
 
Os segurados que recebem o benefício de pensão por morte não possuem o direito ao adicional, mesmo que dependentes e incapazes, visto que a própria Lei 8.213/91, estabelece que o acréscimo se dará somente para os benefícios originários e cessará com a morte do aposentado, não sendo incorporáveis ao valor da pensão (art. 45 da Lei).
 
Em linha de conclusão, terá direito ao adicional de 25% na aposentadoria a pessoa que:
1) for aposentada pelo INSS em qualquer modalidade de aposentadoria (por idade, por tempo ou por invalidez);
2) for portadora de doença grave, deficiência (inclusive sequelados), ou idoso, que dependa da ajuda de terceiros no dia a dia (enfermeiros, cuidadores, familiares etc).
 
Outras informações:
1) a concessão do adicional pode gerar o recebimento da aposentadoria em valores superiores ao teto do INSS;
2) o adicional não é devido a pensionistas e cessa com o óbito do titular do benefício.
 
Renata Brandão Canella, advogada.
 
 
Fonte: Folha de Londrina 
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.