Notícias

Imagem

ANFIP cumpre agenda com secretário da Receita Federal do Brasil

O presidente da ANFIP, Floriano Martins de Sá Neto, junto aos vice-presidentes Ilva Franca (Assuntos Parlamentares), Luiz Cláudio Martins (Política de Classe), Maria Aparecida Paes Leme (Relações Públicas) e Marluce do Socorro Soares (Política Salarial) se reuniram, nesta quarta-feira (29/8), com o secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Deher Rachid.

Dentre os temas tratados, os representantes da ANFIP defenderam o retorno da forma de remuneração da carreira por subsídio, que passou a receber vencimento básico, instituído por meio da Medida Provisória 765/16 e transformada na Lei nº 13.464/17, tendo em vista as inúmeras perdas que os aposentados e pensionistas sofreram. A Entidade ressaltou sua firme luta pela paridade entre ativos e aposentados e pelas atribuições e prerrogativas do cargo.

Reforma Tributária Solidária

Os conselheiros da Entidade também entregaram ao secretário Jorge Rachid o livro Reforma Tributária Solidária: Diagnóstico e Premissas e falaram da disponibilidade da Associação em discutir a proposta com a RFB e acatar sugestões sobre o sistema tributário brasileiro e formas de enfrentar as desigualdades do país.

Belo Horizonte (MG)

Ainda na reunião, a ANFIP levou sua contrariedade aos termos contidos na mensagem do delegado da DRF Belo Horizonte, endereçada aos Auditores Fiscais da RFB, com conteúdo depreciativo, desrespeitoso e ofensivo a colegas da carreira que exercem suas atividades na área aduaneira. 

O secretário informou que já houve a manifestação do delegado sobre o ocorrido e considera o assunto resolvido.

No período da circulação da mensagem, a ANFIP divulgou Nota de Repúdio a tal atitude, além de se solidarizar com os colegas mineiros (relembre aqui). 

Progressão funcional

A ANFIP voltou a abordar a Portaria nº 824, que estabeleceu os procedimentos específicos para fins de avaliação de desempenho, progressão funcional e promoção dos servidores da Carreira Tributária e Aduaneira. “Os nossos associados têm todo o interesse em participar dos cursos de extensão e aperfeiçoamento. Se não houver a oferta de cursos pela Receita Federal, o servidor vai ter que acabar arcando com esse custo. E ele não pode ter esse ônus”, defendeu Luiz Cláudio Martins, conselheiro da ANFIP.

“A ideia é que o Auditor Fiscal e o analista cresçam por seu esforço e dedicação”, explicou Rachid. O secretário informou que a RFB vai continuar ofertando cursos aos servidores, segundo ele, sempre amplamente divulgados para que os interessados possam se inscrever.

Liberação para eventos

Também esteve em discussão a Portaria RFB nº 66, publicada em 16 de janeiro de 2018, sobre autorização para servidores participarem de eventos como palestrantes. Floriano Sá Neto explicou que a ANFIP vai capacitar diversos Auditores Fiscais (ativos e aposentados) para serem multiplicadores da proposta de Reforma Tributária Solidária. “Esse é um movimento da ANFIP para disseminar o projeto e o servidor participa representando a Associação”, explicou o presidente.

O secretário Rachid afirmou que a norma foi feita de forma ampla, não prevendo esses eventos específicos: “A gente conhece o trabalho da ANFIP e sabe que esse não é o caso de vocês”. No entanto, a autorização de liberação será conforme a anuência do superior.

A reunião aconteceu no gabinete do secretário e também contou com a presença do subsecretário de Gestão Corporativa da Secretaria da RFB, Marcelo de Melo Souza.

Fonte: Anfip

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.