Notícias

Imagem

DS BH promove debate sobre o futuro da fiscalização aduaneira em BH e Confins

Palestrantes questionam funcionamento de portos de 24 horas, fim das Inspetorias e atos normativos que instituem revista a Auditores-Fiscais.Precedência fiscal, segurança na fiscalização aduaneira e as arbitrariedades instituídas pelo Decreto 7.554 que criou a Conaero e a Conaportos, foram alguns dos assuntos abordados na palestra “O Futuro da Fiscalização Aduaneira”, proferida pelos Auditores-Fiscais Elias Carneiro (DS Santos) e João Abreu (DS Rio de Janeiro). 
 
João Abreu iniciou a palestra falando sobre o projeto de reestruturação da Receita Federal do Brasil que inclui a extinção das Inspetorias do órgão. Ele disse que recebeu tal informação de fontes seguras, inclusive de Brasília, e que seria um projeto gestado dentro da própria RFB. Preocupado com a situação, apresentou a denúncia à Diretoria Executiva Nacional, que em reunião com o secretário, Carlos Alberto Barreto, recebeu a confirmação da notícia. 
 
João abreu expõe sobre proposta de extinção das Inspetorias da Receita Federal do Brasil.O Auditor fez uma análise histórica sobre o trabalho das Inspetorias e questionou como ficaria a fiscalização aduaneira com a sua extinção.  Para João Abreu, corre-se o risco de ocorrer com a fiscalização aduaneira o mesmo que aconteceu com a fiscalização previdenciária, que após a unificação dos fiscos foi drasticamente reduzida. Disse que a partir de 2008 na 7ª Região Fiscal se reduziu em 66% o número de Auditores-Fiscais nesse tipo de fiscalização. “Apesar do enorme potencial arrecadatório, a fiscalização previdenciária foi sendo desvalorizada ao longo dos anos”.
 
O projeto de reestruturação da RFB prevê a realocação de atividades e alteração nas jurisdições , e institui as Delegacias Mistas, com a Fiscalização Aduaneira inserida em sua estrutura. As Inspetorias se tornariam Delegacias e o superintendente de cada Região Fiscal verificaria a melhor forma de atuação, sendo que não haveria a possibilidade de manter uma Inspetoria em funcionamento. 
 
Ao concluir sua intervenção, João Abreu acredita que a proposta da RFB de separação da Aduana seja para redistribuir os DAS entre as unidades.  Ele defendeu a união entre os servidores na reivindicação junto ao governo federal por mais DAS para a RFB e orientou a categoria a promover discussões profundas com o sindicato e a administração, como tentativa de influenciar o processo de criação do regimento interno da RFB que está sendo gestado. “Não adianta reunir e fazer estudos técnicos para contestar a realidade e não fazer nada para modificá-la. Precisamos nos antecipar aos acontecimentos e fazer algo em defesa da fiscalização aduaneira no país”, ressaltou. 
 
Auditor-Fiscal Elias Carneiro falou acerca dos Portos 24 horas, problemas internos e externos e possíveis soluções para o futuro da Aduana brasileira.Em continuidade às discussões sobre a fiscalização aduaneira, o Auditor-Fiscal Elias Carneiro dividiu sua intervenção em três eixos principais: Portos 24 horas, problemas internos e externos e possíveis soluções para o futuro da Aduana brasileira. 
 
Sobre o funcionamento dos Portos 24 horas, Elias Carneiro, propôs uma reflexão sobre sua instituição.  Segundo ele trata-se de um modelo falido de gestão que não apresenta resultados efetivos mesmo porque não existe demanda. A ideia partiu do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e foi abraçada pela presidente da República, Dilma Rousseff. 
 
Em relação aos problemas internos da Aduana, Elias Carneiro exemplificou o lixo normativo, o excesso de controle da RFB para com os servidores do órgão, que passaram a ter medo de decidir questões importantes relacionadas ao trabalho. Questionou a ausência de um número de servidores de outras categorias no apoio aos Auditores-Fiscais. O Auditor defendeu a discussão na categoria do número ideal de Auditores-Fiscais para o país, bem como a correta definição das funções dos servidores na RFB. 
 
Como exemplo de problemas externos, Elias Carneiro falou sobre o desmonte de Estado. “Querem desmontar a estrutura de fiscalização e não apenas privatizar os portos”, enfatizou. Ele considera um ‘absurdo’, a edição de atos normativos que preveem a revista a Auditores-Fiscais por funcionários de empresas privadas como a Conaero e Conaportos. Com tal questão o palestrante mostrou-se preocupado: “O regimento interno contraria a precedência aduaneira, que é do Auditor-Fiscal”. 
 
Ao falar sobre o futuro da fiscalização aduaneira, o Auditor explicou que os líderes da RFB e os Auditores necessitam adotar uma postura mais firme, de autoridade fiscal. “Eles, uma vez administradores, se apegam aos cargos e, por medo de perdê-los, tornam-se vulneráveis”.   
 
Outra pauta urgente para o futuro da fiscalização aduaneira, destacada por Elias Carneiro, ao concluir sua palestra, é o fortalecimento do Estado brasileiro através das carreiras típicas de estado. 
 
O presidente da DS BH, Luiz Sérgio Fonseca Soares, agradeceu as presenças dos palestrantes e encerrou o evento com uma breve reflexão sobre o tema debatido. De acordo com Luiz Sérgio, a defesa do estado e da democracia têm a cada dia pautado os debates na DS BH. Em sua análise, o ataque à Aduana faz parte de um projeto maior que pretende desvincular a fiscalização aduaneira de um órgão cumpridor da lei que é a RFB. 
 
Com essa desvinculação o país passará a ter uma Aduana a serviço da cadeia logística, que atende a determinações da Organização Mundial do Comércio, com a filosofia da ‘fila anda’ e de que não se deve segurar as mercadorias na zona primária, o que prejudicará os empresários nacionais. “A ilusão de uma Aduana mais facilitadora não é benéfica, pois a facilitação entra em conflito com o interesse público” destacou o presidente da DS BH. 
 
Após a palestra no auditório do Ministério da Fazenda, em Belo Horizonte, os participantes dirigiram-se ao Aeroporto de Confins, onde debateram novamente o tema com os Auditores-Fiscais que atuam na Inspetoria no local. 
 
Também participaram do evento o presidente da DS Vitória, Adriano Corrêa, o diretor de Assuntos Jurídicos da DS Divinópolis, Carlos Rafael da Silva, e o diretor de Defesa Profissional do Sindifisco Nacional, Dagoberto Lemos.
 
Assessoria de Comunicação DS BH Sindifisco Nacional
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.