Notícias

Imagem

Secretário da Receita confirma extinção das inspetorias aduaneiras

Reunião na Superintendência da 7ª RF (07/05)Confirmando alerta da DS/RJ, que desde maio debate com seus filiados projeto da Administração para extinguir a Inspetoria Aduaneira (fotos), o Secretário da Receita Federal, Auditor-Fiscal Carlos Alberto Barreto, admitiu que o novo modelo de gestão prevê o fim das divisões no órgão, com a realocação de atividades e limites regionais para a especialização. As informações foram passadas pelo Secretário à Diretoria Executiva Nacional (DEN), em reunião realizada no dia 23 de julho, e publicadas no Boletim do Sindifisco Nacional nº 954 (24/07).

Na prática, o novo modelo institui as Delegacias Mistas, com a Fiscalização Aduaneira inserida em sua estrutura. Com o fim da especialização, a tendência é que os Auditores percam a “visão global” da atividade aduaneira – ponto prioritário do trabalho realizado até hoje. Essa transformação dos aduaneiros em “generalistas”, aptos a fiscalizar todos os tributos, é destacada pelo Secretário Barreto,  quando afirma que o “corpo funcional deve ter competência para atuar em diversas frentes”.

Reunião na Inspetoria do Rio (14/05)Plenária Nacional – No entendimento da direção da DS/RJ, as mudanças em curso impactam a própria essência da Receita Federal, cuja ênfase excessiva na arrecadação pode desguarnecer uma área essencial como a do controle aduaneiro. Por isso, segundo o presidente da DS, João Abreu, a base da categoria precisa ter a oportunidade de discutir o assunto em Plenária Nacional específica. O debate

“O boletim do nosso Sindicato não pode servir como mero porta-voz da Secretaria da Receita Federal, como aconteceu no boletim 954. Não houve qualquer análise crítica, somente a reprodução de informações. Não podemos tomar como definitiva uma questão que exige um profundo debate. Vão extinguir inspetorias no país inteiro! A base da categoria precisa ter voz e firmar posição sobre o tema. Por isso, defendo a plenária”, enfatizou João Abreu.

Reunião na Inspetoria do Rio (15/07)A DS/RJ solicitou apoio à DS/Santos, no dia 17 de julho, para a realização de Plenária Nacional Aduaneira, em Brasília, na segunda quinzena de agosto. A expectativa é que o debate fortaleça a mobilização dos Auditores frente ao processo de diluição da Fiscalização aduaneira.

Futuro da Aduana – No dia 1º de agosto, João Abreu e o presidente da DS/Santos, Elias Carneiro, farão palestra em Belo Horizonte, no evento “O Futuro da Fiscalização Aduaneira”, promovido pela DS/BH. As inscrições vão até sexta-feira (26/7), por e-mail agda@dsbh.org.br ou telefones: (31) 3213-9696 ou (31) 3226-7721

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.