Clipping

Sem salário justo, é melhor realizar trabalhos pouco desafiadores

A maioria das pessoas gostaria de ter um trabalho desafiador e estimulante - mas não a qualquer custo. Esse limite, segundo um novo estudo da Fuqua School of Business, é ganhar um salário que seja compatível com o esforço exigido.

Os resultados de três experimentos feitos por professores da escola, que faz parte da universidade americana de Duke, sugere que quando confrontadas com duas oportunidades de trabalho - uma considerada mais estimulante e outra mais chata - as pessoas reconhecem que uma traz mais satisfação ao avaliar apenas o trabalho a ser feito.

Homens e mulheres atraentes são mais chamados para entrevista de emprego
Veja dicas de como discutir ideias no trabalho em inglês

SXC
Segundo estudo, profissionais que aceitam trabalhos desafiadores exigem salário compatível
Segundo estudo, profissionais que aceitam trabalhos desafiadores exigem salário compatível com esforço

No entanto, quando questionadas sobre o salário que ganhariam nas duas opções, elas dão preferência para o trabalho que paga um valor mais coerente com a função - mesmo que esse emprego seja considerado mais chato.

Em um dos experimentos, estudantes tiveram que escolher entre resolver um problema por cinco minutos ou observar outras pessoas, sem fazer nada. A maioria (66%) achou o primeiro trabalho mais interessante e agradável, mas apenas 18% aceitaram fazê-lo recebendo menos ou o mesmo do que pago pelo trabalho de observar os outros.

Em outro estudo, participantes tiveram que escolher entre dois empregos temporários em um festival cultural: um de organizador, que teria que promover o evento, arrumar o local depois e acompanhar os artistas, e outro de monitor, onde teria apenas que avisar um segurança de algum risco, se necessário.

A grande maioria dos entrevistados (82%) admitiu preferir o trabalho de organizador, no entanto quase metade deles (36%) só aceitariam o emprego se pagasse mais do que o de monitor.

Para um dos autores do estudo, Peter Ubel, as pessoas sentem necessidade de receber uma remuneração condizente com o trabalho feito, independentemente da satisfação encontrada no emprego.

No momento em que você apresenta a questão financeira para as pessoas, esta se torna uma preocupação primária, e elas passam a basear a decisão de aceitar um emprego no que eles consideram um pagamento justo pelo trabalho, ao invés de aspectos não-monetários como o valor social ou se o trabalho é interessante , diz.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.