Notícias

Imagem

Chá traz benefícios para o cérebro e para o sistema imunológico, diz estudo

De acordo com dados apresentados no Sexto Simpósio Científico Internacional sobre Chá e Saúde Humana, consumir mais chá pode oferecer suporte à função cognitiva, benefícios à saúde cardiovascular e muito mais.
 
O evento foi realizado, virtualmente, em 26 de abril de 2022, organizado pelo Tea Council dos EUA e copatrocinado por organizações profissionais, incluindo a Sociedade Americana do Câncer e o Linus Pauling Institute da Universidade do Estado do Oregon, nos EUA.
 
Chá verdadeiro
A pesquisa foi focada em chás "verdadeiros", ou seja, aqueles que vêm da mesma planta: a Camellia sinensis. Existem cinco tipos: preto, verde, oolong, escuro e branco. Eles se diferem pelos vários graus de processamento e nível de oxidação que cada um possui. Os chás verdadeiros contêm compostos naturais com propriedades antioxidantes chamados flavonoides. Eles também contêm L-teanina, um aminoácido que tem sido associado a benefícios cognitivos.
 
Chás de ervas populares, como camomila e hortelã, não se enquadram no guarda-chuva do “verdadeiro chá” de acordo com essa classificação. 
 
Como beber chás verdadeiros pode beneficiar a saúde geral?
Os apresentadores do simpósio, formado por pesquisadores e líderes acadêmicos, relataram evidências sugerindo que os componentes dos chás verdadeiros estão ligados a muitos resultados positivos. Entre as descobertas apresentadas, os benefícios cognitivos, cardiovasculares e imunológicos parecem ter os dados mais comprovativos.
 
Benefícios cognitivos
Mais de 16 milhões de pessoas nos Estados Unidos vivem com deficiência cognitiva, o que pode ter um impacto profundamente negativo na qualidade de vida. Como tal, a função cognitiva é uma área chave de interesse. Uma abordagem proativa para manter nosso cérebro saudável à medida que envelhecemos inclui tomar medidas para apoiar a saúde cognitiva, como manter a pressão arterial, permanecer socialmente conectado e fazer atividades físicas.
 
De acordo com os pesquisadores, os dados são promissores. Louise Dye, professora de nutrição e comportamento da Universidade de Leeds e uma das apresentadoras do simpósio, compartilhou dados destacando os efeitos do chá verdadeiro e seus componentes na função cognitiva. As principais descobertas de sua pesquisa:
 
  • Estudos verificaram que o consumo de chá oferece benefícios de curto prazo para a atenção;
  • Estudos também mostraram, de modo consistente, efeitos benéficos de uma alta dose de L-teanina, juntamente com uma dose mais baixa de cafeína, no desempenho de tarefas de atenção;
  • O chá é benéfico em momentos de estresse.
  • Ela afirmou, durante o evento, que o chá é uma bebida ideal para casos de estresse elevado ou esgotamento devido aos efeitos benéficos sobre a atenção. Jonathan Hodgson, professor do Instituto de Pesquisa em Nutrição da Universidade Edith Cowan e também apresentador do simpósio, afirmou que se estima que 40% a 50% dos casos de demência podem ser evitados por meio de mudanças na dieta e outros fatores de estilo de vida.
 
Uma mudança na dieta sugerida por Hodgson é beber chá verdadeiro, citando evidências crescentes de que tomar apenas uma ou duas xícaras desta bebida por dia pode ajudar a reduzir o risco de demência vascular e doença de Alzheimer.
 
Benefícios para o coração
A doença cardiovascular é a principal causa de morte para homens e mulheres em vários países do mundo, como Estados Unidos e Brasil. De acordo com as informações apresentadas no simpósio, o simples ato de beber o chá verdadeiro pode ajudar a manter a saúde do coração, ajudando as pessoas a reduzirem o risco de desenvolverem doenças cardiovasculares.
 
Taylor Wallace, professor do Departamento de Nutrição e Estudos Alimentares da Universidade George Mason, e outro apresentador do simpósio, comentou que o chá é a principal fonte de flavonoides na dieta. Aqueles que consomem a bebida demonstraram ter uma ingestão 20 vezes maior de flavonoides em comparação com os que não a consomem.
 
Com base em estudos usando uma variedade de projetos de pesquisa científica, Wallace relatou que tomar duas xícaras de chá sem açúcar por dia tem o potencial de reduzir o risco de doença cardiometabólica. Especificamente, cada xícara de consumo diário está associada a:
 
  • 1,5% menor risco de morrer por qualquer causa;
  • 4% menor risco de morrer de doença cardiovascular;
  • 2% menor risco de eventos cardiovasculares;
  • 4% menor risco de eventos de acidente vascular cerebral.
Benefícios imunológicos
O chá sempre foi uma bebida "obrigatória" quando se está doente, mas a pesquisa apresentada no simpósio sugere que ele pode até dar um impulso ao seu sistema imunológico. Como se trata de uma bebida saborosa e barata, seu consumo pode trazer certos benefícios em uma ampla gama de aspectos metabólicos e de saúde imunológica.
 
Também durante o simpósio, pesquisadores explicaram que os fitoquímicos do chá verde, chamados catequinas, foram utilizados para ajudar um hospedeiro a combater patógenos, diminuindo a capacidade do germe de infectar o hospedeiro, bem como ajudar o sistema imunológico do hospedeiro a entrar em ação.
 
Esses efeitos potenciais do chá verde podem estar relacionados a alguns mecanismos diferentes, incluindo efeito antiviral (por exemplo, inibindo a absorção viral, penetração, fusão de membrana e replicação no trato respiratório superior) e efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes (por exemplo, reduzindo o dano tecidual).
 
Como adicionar chá à dieta
Algumas pessoas já têm o hábito de tomar chá ao longo do dia, enquanto outras apenas o tomam de vez em quando. Se você se encaixa no segundo caso, fazer do chá uma parte regular de sua rotina pode ajudar no seu bem-estar. Aqui estão algumas maneiras de adicionar chá ao seu dia:
 
  • Em dias de calor, faça uma jarra de chá gelado. Mergulhe os saquinhos de chá em água fervente com uma proporção de um saquinho para cada xícara de água. Depois de pronto, sirva com gelo e guarde as sobras na geladeira;
  • Comece o seu dia tomando uma xícara de chá preto no café da manhã;
  • Troque seu coquetel noturno por uma xícara de chá branco calmante. Faça disso um ritual noturno de relaxamento;
  • Acrescente leite ao chá, em vez de fazer isso com café;
  • Prepare o chá feito ao sol. É só deixar os saquinhos de chá mergulhados na água que você coloca sob luz solar direta, como por uma janela.

Fonte: DR Jairo Bouer

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.