Notícias

Imagem

Isac Falcão participa de audiência pública na Câmara sobre reajuste dos servidores

O reajuste dos servidores públicos federais foi tema de uma audiência pública realizada nesta terça-feira (24), na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. O presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, participou do debate, que reuniu diversos parlamentares e lideranças de 20 entidades representativas do serviço público.
 
Isac Falcão destacou que o sucateamento da Receita Federal e a desvalorização do Auditor-Fiscal fazem parte de um projeto mais amplo, de desmonte do Estado brasileiro, chamado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de “reforma administrativa silenciosa”.
 
“É emblemática a situação pela qual está passando a Receita Federal. Tem um significado porque, afinal de contas, você está tratando do custeio da atuação estatal de forma geral, evidenciando um projeto que se espraia por todo o serviço público. Estamos tendo um orçamento cortado em 50%, um efetivo de Auditores-Fiscais cortado em 40%. E a reforma administrativa silenciosa segue desmontando o Estado brasileiro. Uma reforma antidemocrática, antirrepublicana e antissocial”, denunciou.
 
O presidente do Sindifisco Nacional criticou ainda a falta de diálogo do Poder Executivo com o Congresso Nacional e com os servidores públicos. “O ministro Guedes promove essa reforma silenciosa porque não quer ter que debater com a sociedade brasileira, com os parlamentares brasileiros e com os servidores públicos, porque essa reforma não é democrática, ele não é democrático, esse governo não é democrático. É por isso que a reforma é feita sob silêncio. E um instrumento dessa reforma é o aviltamento do serviço público”.
 
Isac Falcão apontou que os servidores públicos tiveram perdas salariais durante o atual governo em torno de 25% em decorrência da inflação e que, portanto, a proposta de reajuste de 5%, que sequer chegou a ser apresentada formalmente ao Congresso e aos servidores, na realidade é um reajuste negativo de 20%.
 
A audiência pública foi proposta pelos deputados Paulo Ramos (PDT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG). Os parlamentares destacaram que servidores do Banco Central e do INSS chegaram a fazer movimentos grevistas para pressionar o governo a abrir negociações, mas não houve “qualquer sinalização para o diálogo”. As sucessivas perdas salariais, a falta de concursos, a inexistência de planos de cargos e salários, além da tentativa de direcionar a opinião pública contra os servidores são reflexos da política de desmonte do Estado e da máquina pública.
 
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que integra a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, manifestou solidariedade aos servidores, enquanto a deputada Érika Kokay (PT-DF) propôs a criação de uma comissão de parlamentares para intermediar as negociações. O governo federal não enviou nenhum representante para a audiência pública.
 
Assista a seguir ao pronunciamento do presidente do Sindifisco na Câmara:  
 
 

 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.