Notícias

Imagem

Diretoria Executiva e DS da 9ª e 10ª RF propõem novas ações para intensificar mobilização

A DS/Curitiba recepcionou nesta semana (nos dias 14 e 15) a quinta edição dos Encontros Regionais promovidos pela Direção Executiva com as Delegacias Sindicais (DS). O encontro realizado em Tijucas do Sul (PR) contou com a participação de presidentes, vice-presidentes, diretores e representantes de onze DS da 9ª e da 10ª Região Fiscal (vide lista abaixo).
 
O evento foi aberto pelo presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão, que anunciou o propósito dos Encontros Regionais para os dirigentes das DS: “Queremos conhecer melhor a realidade de cada Região Fiscal porque precisamos produzir resultados capazes de tirar nossa categoria do ‘atoleiro’. Nesse momento, estamos intensificando a mobilização, e o principal desafio é avançar na unidade dos Auditores-Fiscais a fim de fortalecer o nosso movimento”, resumiu Isac.
 
O balanço da mobilização nos três estados foi o ponto de partida das discussões. Os dirigentes de base forneceram relatos sobre a entrega dos cargos de chefia, o grau de adesão dos Auditores-Fiscais às metas propostas pelos Comandos de Mobilização e os resultados da operação-padrão nas aduanas.
 
Novas modalidades de luta
 
Os representantes das DS sugeriram a adoção de novas ações do sindicato para ampliar a mobilização e conquistar apoio político e social para o movimento da categoria. No contexto da antevéspera do período eleitoral, o trabalho parlamentar de base, a exemplo do recente encontro com o senador Álvaro Dias, organizado pela DS/Curitiba, foi apontado como uma ferramenta importante para abrir canais de negociação com o governo federal. O diálogo com os sindicatos de despachantes e com entidades patronais, que dependem da liberação de cargas nas alfândegas, também foi recomendado pelos representantes das DS, que já estão realizando esse tipo de ação conjunta com os Comandos de Mobilização.
 
Foi levantado um alerta para que a entrega dos cargos de chefia não seja o eixo principal da estratégia de luta do movimento dos Auditores-Fiscais e foram apontados, ainda, meios mais ousados para chamar a atenção da opinião pública e “incomodar” o governo federal. Entre outras ações, as DS propuseram intervenções pontuais e seletivas nos terminais de pessoas físicas dos aeroportos, a suspensão de emissão de CND, o atraso no calendário do Programa de Imposto de Renda (PIR), a extensão da operação-padrão para procedimentos de cobrança e desembaraço automatizado de cargas marítimas.
 
Unafisco Saúde e Departamento Jurídico
 
O histórico, os números, desafios e as perspectivas do Unafisco Saúde foram apresentados pelo diretor adjunto de Plano de Saúde, José Afonso Silva Ramos. Os dirigentes da DS ficaram impressionados com as informações fornecidas e sugeriram que esta apresentação seja divulgada para todos os associados do Sindifisco.
 
A estrutura, o funcionamento e os canais de atendimento do Jurídico foram detalhados para os dirigentes das DS. O diretor adjunto de Assuntos Jurídicos, Celso José Ferreira de Oliveira, também apresentou e prestou esclarecimentos sobre as principais ações judiciais coletivas patrocinadas pelo Sindifisco para seus associados.
 
Discussão de assuntos extrapauta
 
Além da programação original do Encontro Regional, outros temas foram debatidos no Paraná pelos representantes das DS, a exemplo de como o movimento sindical deve atuar frente ao funcionamento atual da Receita Federal, marcado pela regionalização, pelo teletrabalho e pelas novas formas de organização do trabalho dos Auditores-Fiscais. Diante das ameaças de retaliação por meio da suspensão ou cerceamento do teletrabalho, foi sugerida a elaboração e a divulgação de um parecer jurídico para explicitar os limites que devem ser observados pela administração e para tranquilizar os Auditores-Fiscais que aderiram à mobilização liderada pelo sindicato.
 
A paridade entre aposentados e Auditores-Fiscais na ativa, os procedimentos adotados para a divulgação dos indicativos para as assembleias gerais da categoria e as medidas para a democratização do sindicato também foram discutidos entre os representantes da Direção Executiva e das DS da 9ª e da 10ª Região Fiscal.
 
Lista das DS participantes do V Encontro Regional
 
Paraná – Curitiba, Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa (4)
 
Santa Catarina – Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Joaçaba (5).
 
Rio Grande do Sul – Caxias do Sul e Pelotas (2)

 

Fonte: Sindifisco Nacional

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.