Notícias

Imagem

Presidente do Senado admite que há 'resistências' no Congresso quanto à reforma administrativa

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), indicou hoje que tanto a reforma tributária quanto a reforma do Imposto de Renda (IR) podem ficar apenas para o ano que vem. Além disso, ele admitiu que há "resistência" dentro do Congresso em relação à reforma administrativa. O motivo é a proximidade das eleições de 2022.
 
O senador mineiro falou sobre esses assuntos durante participação em evento promovido pela Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e outras entidades. O primeiro assunto abordado por ele foi a reforma tributária, que, segundo Pacheco, enfrenta um "problema de timing".
 
"Me parece que a reforma tributária mais correta é a da PEC 110, que torna clara questão do recebimento de impostos. Há um problema de timing e eu quero muito que o presidente da CCJ possa entender a importância da PEC para o Brasil. Seja agora ou seja no ano que vem, a PEC 110 é o caminho para a reforma tributária no Brasil", explicou.
 
Em seguida, Pacheco responsabilizou o governo Jair Bolsonaro por ter não ter "cuidado" do assunto. "A reforma tributária é a mais desejada pelo pagador de impostos e pelo setor produtivo. Nós precisamos fazer a reforma tributária, isso já foi assimilado, só que é a mais complexa. Reforma tributária não fecha de forma absoluta, cartesiana, clara. Há divergências no próprio setor produtivo e entre pessoas jurídicas e físicas. Toda proposta que se apresenta encontra rejeições, dificuldades. E o governo federal não cuidou de capitanear uma reforma tributária que fosse ampla", argumentou.
 
Pacheco falou também sobre a reforma do Imposto de Renda, cujo relator é o senador Angelo Coronel (PSD-BA). De acordo com o presidente do Senado, a proposta está tendo um "trâmite próprio" e deve avançar apenas em 2022. Na avaliação de Pacheco, o assunto está ligado à reforma tributária.
 
"Reforma do Imposto de Renda não deve ser apreciado este ano, fica para o ano que vem. A distribuição de dividendos tem que vir associada à uma desoneração do setor produtivo por meio da reforma tributária. Não há divergência entre Senado e Câmara [sobre reforma do IR], mas estamos no tempo de maturar essa proposta. O trâmite da reforma do IR não está encerrado, mas está num ritmo próprio", minimizou.
 
Por fim, o presidente do Senado se debruçou sobre a reforma administrativa. "Eu defendo a reforma administrativa, mas há certa resistência por ser um ano pré-eleitoral. Não podemos demonizar funcionário público, problema do Brasil não é esse. Há uma dificuldade, uma resistência, mas que não deveria ter porque é um remodelamento para o futuro, não atinge direitos adquiridos. Então a reforma administrativa enfrenta uma resistência, mas tem minha simpatia", contou.

Fonte: Valor Investe

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.