Notícias

Imagem

Reforma do IR: relator avalia reduzir outro imposto para eliminar resistências de estados e votar texto na quarta

 
BRASÍLIA – O deputado Celso Sabino (PSDB-PA), relator da reforma tributária na Câmara, afirmou, nesta segunda-feira, que estuda a possibilidade de incluir uma redução da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) em seu relatório.
 
A redução do imposto pago por empresas seria uma forma de responder às resistências de estados e municípios à proposta de redução do Imposto de Renda de empresas e a taxação de dividendos, que desagrada também ao mercado financeiro.
 
A redução do IR corporativo reduziria repasses para estados e municípios por meio dos fundos de participação e, por isso, é combatido por governadores e prefeitos. Sabino disse ainda que seu relatório poderá ser votado na quarta-feira.
 
— Na CSLL, estamos fazendo cálculo para encontrar uma contrapartida para não prejudicar a seguridade social – afirmou o deputado após deixar o Ministério da Economia, onde esteve reunido com o ministro Paulo Guedes.
 
O relator também afirmou que o texto deve ser votado nesta quarta. O projeto já consta na pauta do Plenário da Câmara e teve requerimento de urgência aprovado na última semana.
 
A CSLL é um dos tributos cobrados das empresas. Até o momento, a única alteração estudada era a redução do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), que pode chegar até 12,5 pontos percentais (p.p.) gradualmente.
 
Na última semana, Sabino propôs a adoção de um gatilho para reduzir as alíquotas do imposto, atrelado ao crescimento da arrecadação, para angariar o apoio dos estados. Não funcionou: estados e municípios rechaçaram a proposta e o setor empresarial também não gostou da falta de previsibilidade em relação à redução do imposto.
 
— Nós estamos estudando algumas alternativas que possibilitem garantirmos também ao mercado, ao setor financeiro, às empresas que haverá a redução da carga tributária e também, da mesma forma, garantir aos estados e municípios que não vão perder FPE (Fundo de Participação dos Estados) e FPM (Fundo de Participação dos Municípios) – afirmou.
 
De acordo com o deputado, o objetivo agora é encontrar um mecanismo que torne viável a redução da carga tributária, sem resultar em perda de arrecadação dos estados e municípios, e que não implique na inclusão de gatilhos na proposta.
 
Sabino terá uma reunião com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) nesta terça.
 
Substitutivo contestado
 
A última versão apresentada do substitutivo da reforma tributária foi bastante contestada.
 
Sabino sugeriu o aumento da alíquota do CFEM, compensação financeira pela exploração de recursos minerais, paga por mineradoras, cuja arrecadação seria integralmente repassada para estados e municípios.
 
O relator também incluiu a possibilidade de que pessoas que tenham ativos no exterior possam atualizar esses valores com uma alíquota de 6% sobre o lucro. A medida, que seria válida apenas para 2022, teria potencial de arrecadar R$ 20 bilhões, nos cálculos do parlamentar.
 
Essa alteração deixaria a proposta da reforma com impacto fiscal neutro. O primeiro substitutivo apresentaria queda de R$ 30 bilhões nas receitas.
 
Ele manteve a isenção na cobrança de dividendos para optantes do regime Simples, a atualização da tabela do Imposto de Renda para pessoa física e a limitação da declaração simplificada. O relator também oficializou a inclusão de gatilhos para a diminuição gradual do imposto cobrado das empresas.

Fonte: O Globo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.