Notícias

Imagem

Pandemia da desigualdade: covid-19 agravou diferenças sociais nas cidades

Estudo mostra que as cidades mais vulneráveis à covid-19 são as que apresentam maiores índices de disparidade social, e que a doença agravou as diferenças. Municípios de médio porte, com até 27 mil habitantes, estão entre os mais afetados
 
Pesquisa inédita da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) mostra que a pandemia da covid-19, que afeta o Brasil desde 2020, agravou o quadro social do país. Os municípios mais vulneráveis à doença são os que têm população com maior desigualdade social — especialmente os de médio porte. E não necessariamente os mais pobres (com menor renda), mas onde há muito ricos e muito pobres convivendo no mesmo espaço, alerta a pesquisa, realizada em 5.570 municípios, de 25 de fevereiro a 31 de julho do ano passado.
 
Um exemplo típico, informa a Enap, é o dos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro, os mais populosos do Brasil. O rendimento médio por habitante é o maior do país (R$ 1.504), porém os recursos não são divididos de maneira equitativa entre a população, o que faz com que o coeficiente de Gini (um indicador de desigualdade) também seja elevado. Embora o país tenha alto percentual de vulneráveis à pobreza (44% da população com renda domiciliar inferior a R$ 255 por pessoa), um dado que chama a atenção no estudo é que 134 cidades brasileiras têm mais de 80% da população nessa condição.
 
De forma geral, a pesquisa revela que, quanto maior a renda, o desenvolvimento do município e o acesso à rede de esgoto e água encanada, menor a vulnerabilidade em relação à covid. Quanto maior a desigualdade econômica, maior a vulnerabilidade à doença. “Isso evidencia que a pandemia possui uma geografia própria, desenha seus próprios caminhos e contornos, cujas explicitações podem contribuir para nossas reflexões e análises”, esclarecem a autora e as coautoras da pesquisa, Janaina Lopes Pereira Peres, Camila Camargo, Lara Laranja e Luciana Guedes da Silva, pesquisadoras da Universidade de Brasília (UnB).
 
O estudo deixa claro que os problemas são complexos e aprofundados pela pandemia, além de exigirem das autoridades, dos gestores públicos, da comunidade acadêmica e da sociedade em geral o esforço de reinvenção individual e coletiva a partir dos territórios. “Não existe resposta fácil quando o assunto é covid-19, e há inúmeros aspectos e especificidades que distinguem, mas também aproximam, os 5.570 municípios brasileiros, atingidos pela pandemia de forma assimétrica”, ponderam as autoras.
 
Maiores impactos
O pior cenário está em municípios com média de 27 mil habitantes — um universo de 459 cidades cujos indicadores socioeconômicos e territoriais as tornam mais vulneráveis aos efeitos negativos da pandemia do que a média do país. A taxa de óbito, nesse caso, foi de 39,8 por 100 mil habitantes, mais que o dobro da média nacional, informa o estudo. A pesquisa é um retrato do impacto das desigualdades socioeconômicas no avanço da pandemia no país”, afirma Diogo Costa, presidente da Enap.
 
A pesquisa encontrou relação direta entre auxílio emergencial e incidência da covid-19: quanto maior a quantidade e o valor médio dos auxílios, maiores também são as taxas de casos e óbitos por 100 mil habitantes. A explicação das pesquisadoras parte do princípio de que, como os dois indicadores são de vulnerabilidade, o resultado mostra que a falta de recursos impacta na maior difusão da doença e dos óbitos, nos municípios mais populosos do Brasil e também com maior grau de comorbidades sociais.
 
A pesquisa dividiu os municípios em sete regiões, considerando suas vulnerabilidades . Os mais afetados foram agrupados na região de número 2. Nesse grupo, estão municípios como Chapadinha (MA), Nova Araçá (RS), Pimenteiras do Oeste (RO) e Vila Bela da Santíssima Trindade (MT). Nessas cidades, 50% dos domicílios têm quartos compartilhados por mais de duas pessoas.
 
Risco
O tamanho da população dos municípios e a distância em relação às capitais também impactam no avanço da doença: cidades mais populosas e mais próximas das grandes metrópoles tendem a ter pior desempenho em casos e óbitos pela doença, informa o estudo da Enap, publicado no Caderno Cátedras Covid, que reúne artigos com estudos específicos sobre a pandemia no país. A densidade dos domicílios pode dificultar ou mesmo impossibilitar, em alguns casos, o atendimento às recomendações de isolamento e distanciamento social.
 
No Brasil, pouco mais de 25% da população mora em casas com densidade alta: mais de duas pessoas por dormitório. Nos municípios com população média aproximada de 27 mil habitantes, esse percentual chega a 50% de domicílios com quartos compartilhados por mais de duas pessoas, e esse dado parece se relacionar com a situação da pandemia. Essas cidades ainda se destacam negativamente no quesito infraestrutura, porque mais de 37% têm abastecimento de água e tratamento de esgoto inadequados, enquanto a média nacional é de 9%.

Fonte: Correio Braziliense

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.