Notícias

Imagem

Bia Kicis diz que dará prioridade para Reforma Administrativa

Pauta conservadora não foi esquecida, mas ficará para um segundo momento, de acordo com a deputada
 
Sob protestos da oposição, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) foi eleita ontem presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, a mais importante da Casa, e prometeu colocar em votação as “pautas conservadoras que o povo tanto deseja”, mas disse que isso ficará para um segundo momento. Segundo a deputada, primeiro o colegiado tratará da reforma administrativa.

A proposta de emenda constitucional (PEC) enviada pelo governo está aguardando o aval do grupo sobre a constitucionalidade, antes de ser debatida por uma comissão especial. Ela recebeu 41 votos e 19 deputados votaram em branco.

Bia é investigada no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o apoio a atos antidemocráticos e adotou postura crítica ao isolamento social, restrição ao funcionamento do comércio e ao uso de máscara para evitar a propagação da covid-19, nos moldes do discurso adotado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ela também tem um histórico de críticas as decisões da Corte e propôs uma PEC - que aguarda avaliação da CCJ - para aposentar parte dos ministros e permitir que Bolsonaro pudesse indicar mais nomes para a STF. A nomeação, por isso, foi vista com muitas restrições dentro do Judiciário.

Aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defenderam que a parlamentar prometeu adotar postura mais institucional, sem espaço para discursos radicais, e que um acordo entre os partidos para a divisão das comissões garantiu ao PSL o comando da comissão - acordo esse selado em troca do apoio do partido à candidatura dele.

O deputado Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) disse que Bia recebeu um voto de confiança e que deixará “um pouco da atuação no plenário e passará a cumprir papel institucional”. “Se em algum momento houve excessos, tensionamentos, falas mais duras, acho que isso ficou para trás”, reforçou.

No discurso de posse, a parlamentar afirmou que foi alvo de “maledicências, narrativas injuriosas e falsas acusações”, mas que isso reforçou valores como “paciência, aprendizado e fé”. “Deixei claro que se honrada fosse com a confiança dos meus pares, eu seria, como de fato serei, uma presidente da CCJ serena, democrática e firme”, disse.

Bia também prometeu dar espaço a pauta de todos os deputados, de esquerda e de direita, e destacou que as pautas conservadoras serão votadas num momento posterior porque a prioridade agora são as reformas. “Todos, deputado Orlando Silva [PCdoB-SP], todos terão espaço. Como todos terão espaço, as pautas conservadoras que o povo tanto clama também terão espaço”, disse. A CCJ é a comissão que decide sobre a constitucionalidade de PECs e é um dos dois colegiados da Câmara cujo parecer pode rejeitar um projeto de lei - o outro é o de Finanças e Tributação, que ontem elegeu como presidente o deputado Júlio César (PSD-PI).
 

Fonte: Valor Econômico

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.