Notícias

Imagem

‘O objetivo principal do presidente é armar seus apoiadores fanáticos e colocar a democracia na mira’

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) alterou quatro decretos federais com o objetivo de ampliar o acesso a armas de fogo e munições no país. Todas as medidas regulamentam o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.823/2003) e foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta-feira (12).pastedGraphic.png As novas regras afrouxam a legislação dirigida aos Colecionadores, Atiradores Esportivos e Caçadores (CACs), grupo que reúne mais de 400 mil pessoas no Brasil, sendo metade classificados como Atiradores.

O Decreto 9.845/2019 aumenta de quatro para seis o porte de armas permitido para profissionais, como integrantes das Forças Armadas, polícias e membros da magistratura e do Ministério Público. O Decreto 9.846/2019 ampliou para 60 o número de armas que atiradores podem adquirir, e aumentou para até 30 a quantidade de armas permitida para caçadores, sendo exigida autorização do Exército somente quando essas quantidades forem superadas. A medida também eleva a quantidade de munições que podem ser adquiridas por essas categorias, que passam a ser 2.000 para armas de uso restrito e 5.000 para armas de uso permitido.

O decreto ainda autoriza que caçadores, atiradores e colecionadores transportem as armas entre o local da guarda e o local do treinamento, exposição e competição. Bolsonaro também modificou o Decreto 9.847/2019, que regulamenta o porte de arma de fogo, para permitir, por exemplo, que profissionais com armas registradas no Exército possam usá-las na aplicação dos testes necessários à emissão de laudos de capacidade técnica. A medida também estabelece novos parâmetros para a análise do pedido de concessão de porte de armas, “cabendo à autoridade pública levar em consideração as circunstâncias fáticas do caso, as atividades exercidas e os critérios pessoais descritos pelo requerente, sobretudo aqueles que demonstrem risco à sua vida ou integridade física, e justificar eventual indeferimento”.
 
Por último, Bolsonaro atualizou o Decreto 10.030/2019 para desclassificar alguns armamentos como Produtos Controlados pelo Exército (PCEs), dispensar da necessidade de registro no Exército para comerciantes de armas de pressão (como armas de chumbinho), a regulamentação da atividade dos praticantes de tiro recreativo e a possibilidade da Receita Federal e dos CACs solicitarem autorização para importação de armas de fogo e munição.
 
Ex-presidente da CPI do Tráfico de Armas e Munições na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) disse que as investigações da CPI mostraram que a maioria das armas apreendidas com bandidos foram desviadas do mercado legal dentro do Estado por meio do tráfico ou roubo, ou seja, o mercado legalizado abastece o clandestino.
 
Em 2019, Bolsonaro já havia ampliado de 16 para 60 a quantidade de armas permitidas para os atiradores esportivos com a autorização do Exército. Agora, os novos decretos eliminam a necessidade de autorização para essa quantidade de armas, exigindo só caso passe de 60.
 
Os novos decretos também ampliam a quantidade de munições que os CACs poderão comprar e produzir. Os caçadores poderão adquirir até 5 mil cartuchos para armas de uso permitido e 5 mil para armas de uso restrito às forças de segurança.  
 
“Para vocês terem ideia do impacto, só de janeiro a maio de 2020, o crescimento de munições comercializadas foi de 98% ante o mesmo período de 2019, chegando a 6,3 milhões. É assustador que, apenas em maio, 1,5 milhão de cartuchos tenham sido vendidos: mais de 2.000 por hora!”, disse Freixo. 
 
O deputado federal também criticou o fim da exigência de laudo de psicólogo credenciado pela Polícia Federal para que alguém se torne CAC. A partir de agora, qualquer profissional poderá elaborar o documento e a certificação de capacidade técnica para uso da arma poderá ser dada pelo clube em que o  atirador frequenta.
 
“Essa ampliação exponencial de armas e munições em circulação associada à destruição dos mecanismos de fiscalização e rastreamento favorecerá desvios e dificultará investigações policiais, beneficiando o crime organizado: milícias e traficantes de armas e drogas”, afirma o parlamentar. 
 
Freixo destaca que as consequências dos novos decretos para a segurança pública são gravíssimas. Porém, ele vai adiante e afirma: “O objetivo principal do presidente é armar seus apoiadores fanáticos e colocar a democracia na mira”.
 
Bolsonaro tem insistido na tese de que se não houver voto impresso, a eleição de 2022 será fraudada e ele sairá derrotado. Após apoiadores de Donald Trump invadirem o Capitólio, nos Estados Unidos, o presidente brasileiro disse que a violência poderá ser ainda pior no País em 2022. “É uma ameaça explicita que para ser concretizada passa pela formação de milícias bolsonaristas. É isso que está em jogo”, conclui Freixo.
 

Fonte: Sul21

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.