Notícias

Imagem

Bolsonaro critica Facebook e defende “taxar mais ainda” redes sociais

Presidente também disse que imprensa é “fábrica de fake news”. Declarou ainda que só não tira jornais de circulação porque é um “democrata”
 
Em vídeo publicado nas redes sociais do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disparou críticas ao Facebook e disse que vai trabalhar com o Parlamento para aumentar os impostos das empresas que operam no Brasil.
 
A rede social tem sido alvo do mandatário do país depois que passou a impedir a publicação de imagens de seguidores em páginas de conteúdo político. O chefe do Executivo afirmou ter acionado a Advocacia-Geral da União (AGU) para tratar do assunto.
 
“Já liguei para a AGU para ver o que a gente pode fazer, né? O governo federal também, junto do Parlamento, criar uma legislação e taxar mais ainda esse pessoal que paga muito pouco de imposto para operar dentro do Brasil. E medidas para, realmente, garantir a liberdade de expressão na minha página ou na página de qualquer um. Com todo respeito, é a página do presidente da República. Eu sou qualquer um do povo… Proibir anexar imagens a título de proteger fake news”, queixou-se durante caminhada por uma praia de Santa Catarina.
 
Adepto das redes sociais, Bolsonaro classificou a ação do Facebook como “censura” . O presidente também declarou que só não tira jornais de circulação porque é um “democrata”.
 
“O certo é tirar de circulação — não vou fazer isso porque sou um democrata —, tirar de circulação Globo, Folha de S.Paulo, Estadão, Antagonista. São fábricas de fake news”, disparou o mandatário do país.
 
Desinformação
Recentemente, postagens das contas oficiais do presidente e do Ministério da Saúde receberam avisos do Twitter e do Facebook de que continham conteúdo que pode desinformar os usuários.
 
Uma das publicações de Bolsonaro versava sobre “tratamento precoce” contra a Covid-19 com medicamentos sem eficácia comprovada para a doença. O Twitter sinalizou que a postagem viola as regras da plataforma “sobre publicação de informações enganosas e potencialmente prejudiciais” e restringiu sua circulação.
 
Na semana passada, dois canais do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos foram bloqueados pelo YouTube sob alegação de violação das regras da plataforma. Esta semana, a Justiça de SP liberou os canais.
 
Allan dos Santos é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito das fake news. Ele alega, no entanto, ser alvo de censura.
 
Bolsonaro está passando o feriado de Carnaval em São Francisco do Sul, litoral catarinense. Ele deve regressar a Brasília na noite desta terça-feira (16/2) ou na manhã de quarta (17/2). Não há compromissos públicos na agenda do presidente.
 

Fonte: Metrópoles

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.