Notícias

Imagem

“Briga” entre governo e contribuinte por pagamento de tributos cresce e chega a 75% do PIB

A "briga" pelo pagamento de tributos no Brasil já responde por, pelo menos, o equivalente a 75% do PIB brasileiro, segundo cálculos do Núcleo de Estudos da Tributação do Insper. Em 2019, contribuintes e os entes da federação disputavam, nas esferas administrativa e judicial, o destino de pelo menos R$ 5,44 trilhões. Mais da metade desse valor se refere a tributos federais.
 
O contencioso tributário cresceu em comparação com 2018, ano da pesquisa anterior, quando foi calculado em 73% do PIB. E a expectativa é de que tenha avançado novamente em 2020, em proporção do PIB, já que a economia brasileira se retraiu no ano passado. Estimativas do mercado e do governo federal apontam para uma queda de mais de 4% na geração de riquezas.
 
A disputa entre contribuintes e Estado não é grande apenas na comparação com o tamanho da economia brasileira. Também é desproporcional em relação ao que ocorre em outros países. Somente o contencioso administrativo federal corresponde a 15,9% do PIB brasileiro. Nos países pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), esse percentual é de 0,28%, em média. Em países da América Latina, de apenas 0,19%.
 
"O tamanho do contencioso tributário pode ser visto como uma medida indireta da qualidade do sistema tributário de um país, o que produz efeitos sobre a economia, em particular, sobre os investimentos, a segurança jurídica e a posição competitiva do país em relação ao resto do mundo", apontam os pesquisadores.
 
Segundo o professor Gustavo Fossatti, da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), há no Brasil uma cultura do contencioso tributário. Que, na avaliação dele, é favorecida por uma postura não cooperativa por parte do Fisco. “Na dúvida, ele autua.”
 
Outros fatores que pesam, de acordo com ele, são a elevada concentração tributária por parte da União, o que faz com que Estados e municípios tenham de “correr atrás do dinheiro”, e a existência de um duplo sistema de julgamento – administrativo e judicial –, sendo que, no primeiro, há uma tendência maior de vitória do Fisco.
 
Contencioso do IRPJ corresponde a mais de oito anos de arrecadação
 
Um dos tributos que mais contribui para o contencioso tributário é o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). A briga é grande: em 2019, correspondia a mais de oito anos de arrecadação.
 
“É um tributo muito antigo e há discussões que se arrastam por 20, 30 anos”, explica Lorreine Silva Messias, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Tributação do Insper.
 
O principal fator que explica as divergências entre governo e contribuintes é a legislação complexa. “E há discussões bilionárias no STF sobre o assunto”, complementa Lorreine.
 
Outro tributo que tem um peso relevante no contencioso é a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Nesse caso, a disputa corresponde a mais de três anos de arrecadação. A legislação é extensa e complexa e tem mudanças frequentes, explica a pesquisadora: “São muitas exceções".
 
Diferenças regionais também pesam
 
Tributos mais presentes no dia a dia dos consumidores e dos prestadores de serviços também têm parcela significativa no contencioso tributário. O equivalente a 136,2% do que se recolhe todo ano em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado pelos estados e sua principal fonte de arrecadação, é questionado administrativa e judicialmente. O grau de litígio é ainda maior no caso do Imposto sobre Serviços (ISS), de competência dos municípios: corresponde a 144,2% da arrecadação anual.
 
“São impostos cujas mudanças são difíceis de serem acompanhadas. Legislação e alíquotas mudam com muita frequência, o que afeta o pagamento dos tributos”, destaca Lorreine.
 
Outra dificuldade é que são cobrados por entes descentralizados: são 27 unidades da federação e mais de 5,5 mil municípios. “Essas diferenças regionais favorecem o contencioso tributário”, explica Fossatti, da FGV Direito Rio.
 
Os números sobre o ICMS e ISS são ainda maiores que os apontados pelo estudo, reconhece o Núcleo de Estudos de Tributação do Insper. Isso porque os números referentes ao tributo estadual abrangem 18 das 27 unidades da federação. E os do ISS correspondem a 10 das 26 capitais dos estados.
 

Fonte: Gazeta do Povo

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.