Notícias

Imagem

Concurso Receita reforçará as unidades de fronteira, diz secretário

Secretário especial da Receita Federal afirma que, em caso de autorização de novo concurso, a prioridade será atender as unidades aduaneiras
 
A necessidade de novo concurso para Receita Federal foi reforçada na quinta-feira, 28, em reunião do Sindifisco Nacional com o secretário especial, auditor-fiscal José Barroso Tostes. Há carência de pessoal, sobretudo nas unidades de fronteira do país.
 
Por mais que não haja previsão para o próximo concurso, o secretário especial da Receita afirmou que, assim que o edital for autorizado, a prioridade será atender as unidades aduaneiras.
 
“O próximo concurso, quando for autorizado, será prioritariamente para atender as necessidades das unidades de fronteira, contemplando todas as expectativas de remoção e buscando, dentro das possibilidades do número de vagas, reforçar a presença da Receita Federal nessas unidades”, disse Tostes.
 
Presente na reunião, o vice-presidente do Sindifisco, Ayrton Bastos, destacou que a previsão de concurso é uma demanda prioritária dos auditores-fiscais que atuam nas Aduanas.
 
Para ele, é fundamental que a administração da Receita esteja atenta às necessidades de quem atua nos locais mais inóspitos do país.
 
“Sabemos que a questão do concurso não depende apenas da Secretaria da Receita Federal, mas é uma demanda, principalmente, dos colegas das fronteiras”. 
 
A falta de concursos e ingresso de novos servidores dificulta a realização de seleções para remoção dos atuais profissionais das fronteiras.

Mais de 100 auditores aguardam remoção nas fronteiras
 
De acordo com levantamento realizado pelo Sinfisco Nacional , 141 auditores-fiscais que atuam em regiões de fronteira aguardam remoção. Tal situação se agrava a cada ano sem a perspectiva de novo concurso.
 
“Sentimos a carência de pessoal e de estrutura na unidade. Você faz alguma apreensão de mercadoria ou veículo e, no momento posterior, está tratando com o infrator, que te encontra na cidade. O princípio da impessoalidade fica muito prejudicado”, relatou o Auditor-Fiscal Gleidson Cardoso, que há sete anos trabalha em Guajará-Mirim (RO), fronteira com a Bolívia.
 
Remanescente do último concurso realizado pela Receita em 2014, o auditor-fiscal Leonardo Faria ressaltou que em Epitaciolândia, no Acre, falta até medicamento no hospital.
 
“O Auditor ingressa extremamente motivado, mas com o tempo a sensação é de que está abandonado”, resumiu, acrescentando que houve uma piora significativa nas condições de trabalho.
 
“A infraestrutura não é melhorada. E com a perda de pessoal e a falta de perspectiva de remoção, juntamente com a pandemia, que nos isolou mais ainda, a desmotivação é grande”, lamentou.
 
Sem concurso, Receita acumula mais de 5 mil cargos vagos
 
Em geral, a Receita Federal registra mais de 5 mil cargos vagos em sua estrutura. Em resposta ao Acesso à Informação, o Ministério da Economia confirmou que faltam, pelo menos, 5.989 analistas e auditores, sendo:
 
  • 1.453 analistas tributários; e
  • 4.536 auditores fiscais
Conforme informado pela equipe econômica, esses dados são de decréscimos até abril de 2020. Dessa maneira, as vacâncias devem ser ainda maiores até este mês de janeiro.

O Ministério da Economia cita que há servidores dentro do órgão, mais precisamente nessas carreiras, em condição de se aposentar.
 
São, de acordo com a pasta, 810 analistas-tributários e 1.523 auditores fiscais nessas condições. Esses dados já são bem mais atualizados, de dezembro de 2020.
 
Diante desse déficit, a Receita Federal solicitou em 2020 a realização de novo concurso para 3.360 vagas. A oferta é para carreiras dos níveis médio e superior.
 

Fonte: Folha Dirigida

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.