Notícias

Imagem

Rede pede a inconstitucionalidade do sistema tributário nacional

Na última segunda-feira (25/1), a Rede Sustentabilidade ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma arguição de descumprimento de preceito fundamental com pedido liminar que pede o reconhecimento da inconstitucionalidade de todo o sistema tributário brasileiro.
 
O argumento do partido é o de que o modelo regressivo do sistema tributário — no qual, proporcionalmente, quem arrecada menos paga mais — gera desigualdades sociais e econômicas. 
 
Segundo a arguição, diversos atos do poder público privilegiam os mais ricos em detrimento dos mais pobres por meio dos impostos, enquanto a Constituição preza pela observância à capacidade econômica de cada contribuinte.
 
A Rede pede que o STF determine ao Executivo e ao Congresso Nacional a elaboração de uma proposta de reforma tributária em até seis meses. Também propõe audiências públicas com a participação da sociedade civil para auxiliar no processo.
 
A petição inicial também argumenta que as PECs 45/2019 e 110/2019, referentes à reforma tributária, ignoram a necessidade de redistribuição da carga tributária sobre consumo e de tributação sobre renda e patrimônio. O pedido ainda inclui a reavaliação, por parte do Senado, de todos os gastos tributários da Administração Pública de todo o país dentro de seis meses.
 
ADPF 786
 

Fonte: ConJur

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.