Notícias

Imagem

71% dos deputados acreditam que reforma tributária sai no primeiro semestre

Para 39% deles, aprovação na Câmara deve ocorrer até março
 
Os deputados federais começam o ano otimistas com uma reforma tributária. Para 39,3% dos deputados federais, a reforma será aprovada em primeiros e segundo turnos na casa já no primeiro trimestre de 2020. Para 31,4% deles, ela será aprovada de forma definitiva na Câmara, no segundo trimestre. Por fim, 20,8% dizem que a aprovação ocorre apenas no segundo semestre deste ano e 8,5% afirmam que ela não será aprovada.
 
Os números fazem parte da mais recente pesquisa JOTA/Ibpad feita com deputados e divulgada antecipadamente para clientes JOTA Pro. Em dezembro, foram ouvidos 155 parlamentares. A amostra foi estratificada por grupos de partidos (base, oposição e swing voters). O sorteio foi realizado antes da coleta e, posteriormente, o JOTA fez um modelo de pós-estratificação para garantir o balanceamento.
 
O JOTA acredita que, para uma população pequena como a de 513 deputados, fazer uma amostragem por ponto de fluxo, pegando deputados dispostos a responder nos corredores da Câmara, insere vieses não amostrais nos resultados. Por isso, o time de dados utiliza uma metodologia própria de amostragem e estratificação.
 
Os deputados sabem que em ano de eleições municipais, o Congresso precisa aprovar projetos no primeiro semestre, O número de parlamentares que acreditam que uma reforma não será aprovada está concentrado na oposição, mas mesmo assim há oposicionistas que acreditam em uma aprovação de um texto. Para 40% dos oposicionistas, a reforma nunca será aprovada. Esse número cai para 12,2% entre os swing voters (grupo de deputados que votam em algumas ocasiões com o governo e outras contra) e apenas 1,5% entre os governistas,
 
Entre os governistas, o número de deputados que acreditam na aprovação no primeiro trimestre é de 50%. Entre os swing voters, esse número é de 19,5% e entre a oposição, de 8,7%. 
 
Para 31,8% dos governistas, a aprovação fica para o segundo trimestre, contra 34,15% dos swing voters e 26% da oposição. Por fim, 16,7% dos deputados da base apostam na aprovação no segundo semestre, contra 26% da oposição e 34,15% dos swing voters.
 

Fonte: Reforma Tributária

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.