Notícias

Imagem

Uma conquista da ANFIP e da Fenafisco para toda sociedade

A Reforma Tributária Solidária conquistou seu espaço e mostra a toda sociedade que um sistema que inverta a atual lógica de tributação é possível. “Retirar a tributação do consumo, onde todos os brasileiros, independentemente da renda que possuem, pagam na mesma proporção, para a tributação dos lucros e dividendos, do patrimônio, das grandes heranças, em que a tributação incide sobre as altas rendas, é uma proposta viável e necessária para que o nosso sistema seja justo”, argumenta o presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, entidade idealizadora do projeto Reforma Tributária Solidária, juntamente com a Fenafisco (Federação do Fisco Estadual e Distrital).
 
A ANFIP e a Fenafisco deram um ousado e representativo passo no debate quando, em 2017, reuniu, sob coordenação do professor de Economia da Unicamp Eduardo Fagnani, um grupo de acadêmicos e especialistas em tributos para repensar a atual estrutura, tendo como foco principal a correção do caráter regressivo do modelo, em que “torná-lo mais progressivo por meio da tributação direta sobre os ganhos de capital, a renda e o patrimônio “oculto” dos mais ricos, seria a meta a ser alcançada”.
 
E deu certo! Com três obras publicadas, o movimento Reforma Tributária Solidária não só ofereceu um diagnóstico preciso do sistema, como propôs um novo desenho para a tributação brasileira. Com o conteúdo em mãos, a ANFIP e a Fenafisco ousaram ainda mais. Em junho de 2018 realizaram o Fórum Internacional Tributário, que reuniu, em São Paulo, mais de 600 pessoas e 20 especialistas de 14 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Chile, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, México, Rússia e Suécia. Uma verdadeira maratona de debates que só confirmou o acertado caminho tomado pelas entidades.
 
Mais sementes continuam sendo espalhadas. Inspirados na Reforma Tributária Solidária, e utilizando diversas propostas elaboradas pelo grupo, as bancadas do PT, PSOL, PCdoB, PDT e Rede Sustentabilidade elaboraram uma emenda substitutiva à PEC 45/2019, que trata da reforma tributária. Intitulado Reforma Tributária, justa, solidária e sustentável, o documento pode dar à proposta de Emenda à Constituição a justiça que toda a sociedade merece.
 
Acesse a página www.reformatributariasolidaria.com.br e conheça o que a ANFIP e a Fenafisco fazem por um país mais justo e menos desigual.
 

Fonte: Anfip

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.